Convites de Formatura

links patrocinados

Convites de Formatura

Convites de Formatura

Um dos momentos mais importantes do jovem atualmente é o momento da sua formatura, seja ela de oitava série ou do ensino fundamental, terceiro ano do ensino médio ou, principalmente, a de graduação do ensino superior. Por esse motivo, a preparação do evento se faz tão necessária para que não haja surpresas desagradáveis. Na maioria dos casos, também há um grupo de alunos que acompanha e faz decisões pela turma toda (chamada Comissão de Formatura).

Algumas das atividades que fazem parte da comissão incluem: propostas de arrecadação de dinheiro para diminuir a mensalidade (festas, vendas de produtos, bazares, rifas), cobrança dos outros formandos com relação a prazos e multas de mensalidades, organização e contratação da empresa responsável, procura de uma banda ou DJ adequado para as preferências da turma, escolher a decoração da festa, indicar uma empresa de buffet e uma de fotografia, entre outras.

Uma das decisões mais importantes, entretanto, é o planejamento do convite de formatura, visto que é a apresentação da turma para os amigos e familiares, bem como a lembrança que ficará para sempre representando essa época única dos acadêmicos. Nos convites, geralmente há uma breve descrição sobre a contribuição da profissão para a sociedade (como todas tem), escolha de representantes como o patrono ou patronesse, nome de turma, patrono espiritual, etc. Em todos os casos há uma mensagem profunda sobre a relevância daquele mestre, além disso, os convites também contam com agradecimentos aos familiares, amigos, àqueles que perdemos, aos que amamos, para a instituição e os professores, entre outros.

Mais informações

A maioria dos convites conta com uma sessão de fotos: as individuais do formando, que abrem o livro, além das fotos da turma toda junta em frente à instituição de ensino, depois são fotos de diferentes grupos que podem ser divididos de acordo com proximidade ou gênero ou qualquer outro baseado em preferência. Por último, a comissão de formatura também tira uma foto para deixar uma última mensagem sobre o trabalho que fizeram.

A cor e o design dos convites ficam a critério da comissão ou então da turma toda, caso haja uma participação maior por parte do grupo. Geralmente, envolvem as cores do próprio curso, como as faixas utilizadas na formatura (cada profissão e área possui uma cor específica) com cores complementares que combinem, bem como as universais: preto, prata, dourado e afins. Os convites, apesar de serem uma das partes mais simples e rápidas de se imprimir, levam bastante tempo para se preparar por causa das decisões e preferências pessoais de cada formando, que quer adicionar informações, opinar sobre a ordem de fotos, etc.

Por esse motivo, a comissão deixa disponível alguns espaços para serem personalizados por cada um, como a mensagem que abre o convite, com frases reflexivas que ficam a escolha do aluno.

Isso também resulta na demora de impressão final e entrega dos convites apenas cerca de um ou dois meses antes da festa, para distribuição quase que imediata para os amigos e familiares. O convite grande (completo) muitas vezes tem número de cópias menores, apenas para as pessoas mais próximas, sendo que cada formando pode convidar até trinta pessoas, dependendo do tamanho da festa e do local.

Fotos

Confira Fotos de Convites de Formatura:

Convites de formaturaConvites de formatura
Modelos de convites de formaturaModelos de convites de formatura
Os convites são essenciais principalmente para formaturas da universidadeOs convites são essenciais principalmente para formaturas da universidade

Pesquisar
Artigos Relacionados