Federação Brasiliense de Futebol

links patrocinados

Federeção brasiliense de futebol

Federação Brasiliense de Futebol

A FBF, Federação de Brasília de Futebol, é a entidade que organiza o Campeonato Brasiliense de Futebol, popularmente apelidado de ”Candangão”. O Campeonato Brasiliense de Futebol é o principal torneio do esporte disputado no Distrito Federal. Já foram disputadas até os dias atuais 53 edições do campeonato mais importante do Distrito Federal.

Equipes que disputaram a última edição do Campeonato Brasiliense de Futebol

Na última edição realizada no atual ano, oito equipes participaram da principal divisão do campeonato. Existem ainda mais duas divisões inferiores. Os clubes que participaram da primeira divisão do Campeonato Brasiliense de Futebol no ano de 2011 foram o Bosque Formosa, Botafogo de Guará, Brasília, Brasiliense, Ceilandense da Ceilândia, Ceilândia também da cidade de Ceilândia, CFZ de Brasília e Gama.

Primeiro Campeão e clube que contém o maior número de títulos

O primeiro torneio disputado foi no ano de 1959, tendo como Campeão desta edição o Grêmio Brasiliense. O vice campeão foi o Planalto e o terceiro lugar ficou como Guará. A equipe que possui mais títulos do brasiliense é o Gama com um total de 10 títulos conquistados. O Gama ainda possui 7 segundos lugares.

Em segundo lugar em número de títulos está o Brasília com 8 títulos conquistados. A equipe da capital do Brasil ainda possui 4 segundos lugares. Em terceiro lugar está a equipe do Brasiliense com 7 títulos conquistados, um a menos que o segundo colocado Brasília. O Brasiliense ainda possui 3 segundos vice campeonatos.

Maiores artilheiros em uma única edição do Campeonato Brasiliense de Futebol

O maior artilheiro em uma única edição foi Joãozinho do Taguatinga. Na edição de 1992 ele marcou nada menos que 25 gols. Em segundo lugar está o jogador do Gama chamado de Fantato. Ele marcou no ano de 1980 23 gols. Na terceira colocação temos um empate. Santos do Brasiliense marcou 22 gols em 1983, sendo o mesmo número de gols que Dima, do Sobradinho, mais de dez anos depois, em 1996.

O endereço da Federação Brasiliense de Futebol, entidade que organiza o campeonato brasiliense de futebol é SAS Q 05, Lote 02, Bloco N, no térreo do edifício da OAB. O telefone para contato é o 61 3321 8800.

FPF Federação Paulista de Futebol

FPF Federação Paulista de Futebol

Criada em abril de 1941, a Federação Paulista de Futebol, ou FPF, é o órgão responsável pela organização de todos os torneios que envolvem equipes do futebol paulista. Na hierarquia do futebol brasileira, a FPF está subordinada à Confederação Brasileira de Futebol, a CBF.

Campeonatos

Dentre os torneios realizados pela FPF estão a Copa São Paulo de Juniores, que acontece no início de cada ano e é disputada por equipes de jovens de todo o país; o Campeonato Paulista, que tem início em janeiro e conta com os principais clubes do estado de São Paulo; e a Copa Paulista de Futebol, que acontece no segundo semestre do ano e envolve equipes que não estão disputando outras competições.

Museu do Futebol

A sede da FPF está localizada no bairro da Barra Funda, na Rua Federação Paulista de Futebol. O prédio abriga e administra o Museu do Futebol, o maior acervo nacional relacionado ao esporte. No local podem ser encontradas verdadeiras relíquias, como a bola da final da Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil conquistou seu primeiro título mundial.

Atribuições

Dentres as atribuições da FPF estão o sorteio das arbitragens para os jogos, a negociação de direitos de transmissão, o registro de todos os jogadores inscritos em suas competições, a mediação em problemas envolvendo o Tribunal de Justiça Desportiva e muito mais.

Atualmente, a FPF é presidida por Marco Polo del Nero, que também é um dos principais conselheiros do Palmeiras. A FPF possui também diversos membros em vice-presidências regionais, departamento jurídico, departamento de relações públicas e vários outros.

FPF na Internet

A página da Federação na Internet é um banco de dados incrível sobre os clubes do futebol paulista. No site é possível ter acesso a estatísticas sobre cada um dos jogadores de todos os clubes inscritos na federação, como número de partidas disputadas, gols e até cartões recebidos.

A página também informa sobre quais jogos serão transmitidos na televisão, traz notícias sobre todas as divisões do Campeonato Paulista e muito mais. Se você é apaixonado por futebol, acesse agora mesmo!

Pesquisar
Artigos Relacionados