F1 2009

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F1 2009

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Sobre a F1 2009

A primeira prova da Fórmula 1 (F1) na temporada 2009 já estreou entrando para a história: pela segunda vez em todas as edições, uma equipe estreante fez a dobradinha (conquistar o primeiro e o segundo lugar com os seus pilotos). Trata-se da Brawn GP, equipe comandada por Ross Brawn.

Isso só foi possível graças a uma grande idéia dos engenheiros da equipe vencedora. Eles projetaram um difusor traseiro (componente aerodinâmico que aumenta a velocidade com que o ar passa por baixo do veículo e permite uma maior estabilidade). Ele praticamente “empurra” o carro para o chão.

Difusor na F1 2009

O difusor das escuderias Brawn GP, Willians e Toyota possui um canal a mais de saída de ar. Com isso aumentaram o tamanho dos seus difusores e por consequência a pressão aerodinâmica. O difusor da Brawn GP é ainda melhor, por isso a vitória no Grande Prêmio da Austrália.

Revolta na F1 2009

Com os bons desempenhos dessas equipes “médias” da F1 em 2009, o acessório causou revolta nas equipes rivais. Ferrari, McLarren e Renault enviaram um protesto formal para a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) contra o equipamento. Mas um dos delegados da FIA, Charlie Whiting, defendeu o difusor da Brawn e afirmou que essa lacuna sempre esteve na regra.

A decisão final da FIA só deve sair entre os GP’s da Malásia e da China. Enquanto isso, essas três equipes devem dominar o início da F1 2009. Se por acaso o uso desse difusor for reprovado, as equipes não vão perder os seus pontos, apenas a partir da data do julgamento ela serão obrigadas a retirar o acessório.

Mudanças na F1 2009

As principais mudanças para a F1 2009 estão na parte aerodinâmica. Os carros não possuem mais aquelas inúmeras “parafernalhas” que melhoravam a estabilidade dos veículos. Eles estão mais “limpos”.

Outra mudança para a f1 2009 foi a adição do KERS, um equipamento composto por duas baterias e que tem por objetivo acumular a energia cinética gerada pelos carros em todas as freadas. Essa energia a mais pode ser usada por sete segundos durante uma volta e confere ao carro um ganho de 70 cavalos no motor.

Mudanças nas asas – F1 2009

As asas do carro também mudaram, tanto a dianteira quanto a traseira. A asa dianteira está bem mais próxima do solo e o seu comprimento foi aumentado em 40 centímetros (passando de 140cm para 180cm) e a largura foi reduzida de 15cm para 7,5cm. Já a asa traseira está mais alta e mais estreita. Isso proporciona um equilíbrio maior ao carro e maior competitividade na f1 2009.

A última mudança mais aparente está nos pneus. O popular pneu slick (aquele totalmente liso) está de volta na F1 2009. Eles são mais rápidos que os utilizados na edição de 2008, só que se desgastam mais rapidamente.

Mudança na regra da F1 2009

A única mudança na regra propriamente dita diz respeito a utilização dos motores. Em 2008 cada equipe era obrigada a usar o mesmo motor no carro durante duas corridas. Agora, na f1 2009 esse número aumentou para três. O principal objetivo dessa mudança é economizar o dinheiro das equipes.

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