Eurocopa 2012

links patrocinados

Eurocopa 2012

Eurocopa 2012

A Eurocopa é uma das principais competições de futebol do mundo realizada com a participação de seleções pertencentes à União das Federações Europeias de Futebol (UEFA). Criada em 1960 e realizada a cada quatro anos, a Eurocopa se chamava Copa das Nações Europeias, até que em 1968 o nome foi alterado para a denominação mantida até hoje.

Todos os anos o evento conta com um mascote diferente, que representa o país-sede e diverte as crianças. Em 1980, por exemplo, quando a Itália sediou a competição, o boneco Pinocchio com o nariz pintado com as cores da bandeira do país representou o evento. Já em 1996 o mascote escolhido foi Goialiath, um leão vestido com o uniforme da seleção da Inglaterra, país-sede daquela edição.

Regras

Na primeira edição do campeonato, ocorrido na França, dezessete seleções disputavam o título e apenas quatro times seguiam para a fase final, que contava com jogos no estilo mata-mata. Em 1964, por conta do enorme sucesso da primeira Eurocopa, vinte e nove seleções participaram do evento. Em 1980 a fase final foi alterada, permitindo a participação de oito seleções, que eram divididas em dois grupos. Na época, a melhor seleção de cada grupo era automaticamente classificada para a final e as outras duas seleções restantes se enfrentavam na busca pelo terceiro lugar.

Jogos Eurocopa 2012

O modelo atual de disputa da Eurocopa foi implantado em 1996, na Inglaterra. Atualmente dezesseis equipes jogam a fase final. Na próxima edição, a ser realizada em 2016, vinte e quatro equipes participarão da competição.
A partir de 2000 a Eurocopa passou a ser realizada em dois países-sede ao mesmo tempo, quando Bélgica e Países Baixos sediaram as partidas.

Resultados das edições

Tabela Eurocopa 2012

A primeira edição da Eurocopa, disputada na França em 1960, foi vencida pela Rússia, que desde então nunca mais ganhou outro título. Quatro anos depois, na Espanha, este mesmo país faturou o primeiro lugar da competição, fato que se repetiu nas edições de 2008 e 2012, realizadas respectivamente na Áustria e Suíça e na Polônia e Ucrânia.
Em 1968 foi a vez da Itália vencer a competição, que foi realizada também no país da bota. Em 1972 a Alemanha conquistou sua primeira Eurocopa, e repetiu o feito nas edições de 1980 e 1996.

Em 1976, quando a Iugoslávia sediou a Eurocopa, a seleção da República Tcheca se sagrou campeã. Em 1984 os franceses venceram sua primeira Eurocopa, sendo que o segundo título foi conquistado em 2000.

Em 1988, quando a Alemanha sediou a competição, a seleção da Holanda se sagrou campeã. Na edição seguinte, sediada pela Suécia, a seleção vencedora foi a da Dinamarca.

Campeao da Eurocopa 2012

Em 2004 pela primeira e única vez até então a Grécia faturou o primeiro lugar em uma Eurocopa.

Eurocopa 2012: saiba mais

A edição de 2012 da Eurocopa, como já foi mencionado anteriormente, aconteceu na Polônia e Ucrânia. Entre os países que participaram da fase final do evento estavam Grécia, Polônia, República Tcheca e Rússia, pertencentes ao grupo A, Alemanha, Dinamarca, Holanda e Portugal, pertencentes ao grupo B, Croácia, Espanha, Irlanda e Itália, pertencentes ao grupo C e Franca, Inglaterra, Suécia e Ucrânia, pertencentes ao grupo D.

A Espanha se sagrou campeã do evento e a Itália ficou em segundo lugar. A terceira posição, por sua vez, foi ocupada pela seleção alemã.

Selecoes da Eurocopa Times da Eurocopa 2012

Pesquisar