Esportes Aquáticos

Esportes Aquáticos

Os esportes aquáticos são divididos em esportes aquáticos olímpicos, que são regulados pela Federação Internacional de Natação, e esportes aquáticos normais. Conheça um pouco mais sobre estes esportes.

Esportes Aquáticos Olímpicos

Natação: A natação é uma das provas olímpicas de maior tradição. São efetuadas várias provas que variam em estilo (livre, costas, peito, borboleta e medley) e distância (50m, 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m,), além das provas de revezamento.

Soltos Ornamentais: considerada umas das provas mais bonitas das olimpíadas. Os atletas, tanto homens como mulheres, saltam de grandes alturas fazendo acrobacias muito bonitas e com alto grau de dificuldade. As modalidades variam de acordo com o tipo de salto, se é praticado em trampolim ou plataforma.

Nado Sincronizado: Este esporte possui uma particularidade, é praticado apenas por mulheres. Apresenta duas modalidades, em dupla ou em grupo. As nadadoras devem realizar sua apresentação com o máximo de sincronismo, demonstrando força, graça, flexibilidade e controle do corpo.

Maratona Aquática: Assim como a maratona terrestre os competidores percorrem grandes distâncias dentro da água, na verdade nadam geralmente de 5 a 10 km por prova. Uma curiosidade é que mesmo dentro da água, assim como ocorre fora dela, os competidores se hidratam (tomam água) durante a prova, mesmo estando dentro d’água.

Pólo Aquático: Um esporte de equipes, praticado por homens e mulheres, que tem regras parecidas com o handball. A formação do time é de sete pessoas, seis suplentes (linha) e um guarda redes (como um goleiro).

Canoagem: Este esporte ganha cada vez mais repercussão e vem sendo mais difundido no Brasil. Suas modalidades variam de acordo com o tipo de embarcação (canoa e caiaque), o número de atletas por embarcação e a distância a ser percorrida.

Esportes Aquáticos Não Olímpicos

Esqui Aquático: Este esporte foi extinto das olimpíadas, mas não deixa de ser um esporte muito interessante e praticado em todo o mundo. Seus princípios são simples, o atleta, o qual possui uma prancha estilo snowborad preso aos pés, é puxado através de cabos próprios por uma lancha. A dificuldade está em suas manobras, cheio se saltos e piruetas, assim o esqui aquático é considerado um esporte radical.

Surf: Adeptos de todo o mundo sonham em um dia conseguir levar o surf, este que é um dos esportes mais antigos, para uma edição das olimpíadas. Existem duas modalidades praticadas no surf que variam de acordo com a prancha utilizada pelo atleta.

Long Board: Uma prancha bem maior e mais larga proporciona ao atleta “pegar” ondas menores e mais lentas, e fazer manobras mais artísticas, o “old school” do surf. Short Board: É utilizada uma prancha menor, possibilitando ao atleta “pegar” ondas maiores e mais velozes.

Bodyboard: Parecido com o surf, mas é praticado deitado de peito sobre a prancha, que é menor. Sua prática é considerada mais fácil que o surf, mas não quer dizer que não tenha manobras difíceis de serem realizadas.

Kitesurf: Uma das modalidades esportivas mais novas. Sua prática consiste em o atleta, com uma prancha de wakeboard, ser puxada por uma grande pipa através de cordas próprias, resistentes ao seu peso.

Windsurf: Esse esporte é praticado em áreas de ventos fortes. Consiste em uma prancha própria (que apresenta amarras para os pés do atleta) que dispõe de uma vela, parecida com de embarcações.

Biribol: Ainda pouco conhecido este esporte começa a cair no gosto dos brasileiros. Este esporte nada mais é que uma espécie de vôlei na água. Atualmente existe uma liga nacional de biribol, com vários estados e equipes participando.

Grandes nadadores da história do esporte

Certamente, a natação é o esporte mais importante e mais popular nos dias atuais entre os esportes aquáticos. Ao longo da história, o esporte teve grandes atletas que deixaram seu nome na história da natação, como Michael Phelps, Mark Spitz, entre outros estrangeiros, e entre os brasileiros, Gustavo Borges e Cézar Cielo.

Michael Phelps

Michael Fred Phelps II, ou simplesmente Michael Phelps, nasceu nos Estados Unidos da América, na cidade de Baltimore, no dia 30 de junho de 1985. Ele é facilmente considerado um dos maiores nadadores, e porque não atletas de um modo geral.

Phelps quebrou até os dias atuais nada menos que trinta e sete recordes mundiais. Ele também é o recordista de medalhas de ouro em uma única edição, com um total de oito medalhas. Este feito foi realizado na última edição das Olimpíadas que aconteceu na país asiático China, em sua capital, Pequim.

Michael Phelps superou outro norte-americano, o também nadador Mark Spitz, que conseguiu sete medalhas de outro em uma única edição, na edição dos Jogos Olímpicos de Munique na Alemanha, no ano de 1972. Phelps ainda está para alcançar o recorde de conquistas de medalhas olímpicas , que pertence atualmente a ex-ginasta Larissa Latynina, da extinta União Soviética.participando.

GD Star Rating
loading...
Esportes Aquáticos, Nota: 4.4 de 5 com 193 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados