Esporte Clube Bahia

links patrocinados

Esporte Clube Bahia

Esporte Clube Bahia

O Esporte Clube Bahia é um dos principais times brasileiros do nordeste e também de Salvador, sendo que na capital baiana o maior rival é o Esporte Clube Vitória. Quando os dois times entram em campo acontece um dos maiores clássicos do futebol, apelidado de Ba-Vi.

A torcida do Esporte Clube Bahia é reconhecida por ser bastante fiel e sempre lotar os estádios no qual o time joga, até mesmo em épocas difíceis. Tanta dedicação garantiu o prêmio Torcida de Ouro em 2010, concedido pela CBF por conta dos mais de dezoito mil torcedores, em média, a cada partida.

Sobre o Esporte Clube Bahia

O Esporte Clube baiano surgiu em 1931, quando jogadores da Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis se reuniram para fundar um novo time, visto que atletas dos dois clubes não tinham mais interesse em praticar futebol. O responsável por criar o distintivo do time recém-criado foi Raimundo Magalhães, que se inspirou no distintivo do Corinthians, apenas trocando a bandeira de São Paulo pela da Bahia e fazendo outras pequenas alterações. Na época o campeonato brasileiro mais importante era o de seleções estaduais, do qual o Esporte Clube Bahia saiu vitorioso em 1934.

Torcida Esporte Clube Bahia

Pioneirismos e vitórias

O time baiano coleciona pioneirismos. Em 1959 os jogadores garantiram a conquista da Taça Brasil, fazendo com que o clube se tornasse o primeiro do país a vencer o campeonato. Por conta desta vitória, o Esporte Clube Bahia foi o primeiro do Brasil a disputar a Taça Libertadores da América em 1960. O time de Salvador também foi o primeiro a conquistar uma Tríplice Coroa, ou seja, três campeonatos importantes em um mesmo ano, e o primeiro do nordeste a bater recorde de público no Campeonato Brasileiro.

O slogan Nasceu Para Vencer é bastante propício para o clube, que acumula quarenta e quatro títulos estaduais e dois brasileiros. O segundo título nacional foi conquistado em 1988, quando os baianos venceram o Internacional do Rio Grande do Sul. Esta vitória garantiu o retorno à disputa da Taça Libertadores da América, na qual os jogadores do clube chegaram até às quartas de final.

Time Esporte Clube Bahia

Campanha

Em 1997, após um período de glórias, o Esporte Clube Bahia foi rebaixado para série B do Campeonato Brasileiro, e só conseguiu dar a volta por cima em 2000. O ano de 2001 foi ótimo para o time, que fez uma excelente campanha, mas as vitórias não se mantiveram e o clube foi rebaixado novamente em 2003. Após sucessivas más administrações o clube acabou por ser rebaixado à série C em 2005, de onde só conseguiu sair em 2007. Neste ano ocorreu um desabamento no estádio Fonte Nova, o estádio oficial, que ceifou a vida de sete pessoas. Por conta disto o time teve de jogar em Feira de Santana, no estádio Joia da Princesa, durante um ano, ganhando em seguida um estádio novo, o de Pituaçu.

Em 2010 o time baiano conseguiu retornar à primeira divisão, onde permanece até hoje. O ano de 2011 teve altos e baixos, com importantes vitórias e derrotas amargas. Em 2012 o time garantiu a vitória do Campeonato Baiano de Futebol e chegou as quartas de final na Copa do Brasil. O Brasileirão também foi recheado de altos e baixos, com uma campanha ruim no primeiro turno e melhorada no segundo, quando o time conseguiu vencer o Santos e o Vasco. O time quase foi rebaixado, mas conseguiu se salvar e sua participação na série A do campeonato de 2013 está confirmada.

Comemorações Esporte Clube Bahia Bahia

Vídeo Esporte Clube Bahia

Confira um vídeo sobre a torcida do Esporte Clube Bahia

Pesquisar
Artigos Relacionados