Entenda por que a diabetes pode causar doença periodontal e mau hálito

links patrocinados

Entenda por que a diabetes pode causar doença periodontal e mau hálito

O diabetes é uma doença silenciosa, que causa o aumento da quantidade de glicose no sangue. Assim, quando o nível da glicemia fica fora do normal, seja acima ou abaixo, algumas alterações acontecem em nosso corpo e podem prejudicar a saudade.
Conheça aqui alguns dos cuidados importantes que se deve ter diariamente com a saúde bucal e saiba porque o diabetes pode causar doença periodontal e o mau hálito.

Diabetes em números pelo país

Entenda por que a diabetes pode causar doença periodontal e mau hálito Entenda por que a diabetes pode causar doença periodontal

Atualmente no mundo todo, o número de indivíduos portadores dessa doença vem crescendo constantemente. Estima-se que metade das pessoas portadoras de diabetes desconhecem que são portadores da doença.

No Brasil, 13.4 milhões de pessoas são portadoras do diabetes, fazendo com que o país ocupe a quarta posição entre o ranking de países com maior número de casos da doença. Isso corresponde a cerca de 6.5% da população, com idades entre 20 e 80 anos de idade.

As causas desse aumento do número de portadores da doença estão diretamente ligadas à obesidade e ao sedentarismo, principalmente para o diabetes do tipo 2. Vale ressaltar que ainda não se sabe exatamente o porquê, mas o diabetes do tipo 1, que é de origem genética também sofreu um grave aumento.
Por isso é muito importante que seja feita um diagnóstico precoce da doença, bem como um tratamento adequado para evitar consequências e danos à saúde.

Diabetes

Por que o diabetes é uma doença silenciosa?

O diabetes é considerado uma doença silenciosa porque a maioria das pessoas não apresentam sintomas ou ainda não dão sinais como dores, formigamentos, desânimo, visão turva, indisposição para o trabalho, disfunção erétil, dormência dos membros inferiores, sonolência, câimbras, cansaço mental, cansaço físico, hálito cetônico e dores.
O hálito cetônico é uma característica bem comum do diabético. Além disso, nesses casos a doença periodontal costuma estar também presente.

Doença periodontal e mau hálito

Confira mais

Os sintomas da doença periodontal é o sangramento da gengiva, seja de forma espontânea ou no momento da escovação. Em pacientes diabéticos, essa doença é mais severa, justamente por causa da dificuldade de cicatrização e também pela facilidade de se contrair infecções, já que a imunidade diminui. Vale ressaltar ainda que se o paciente for diabético, hipertenso e fumante, as consequências são ainda piores.

Entenda por que a diabetes pode causar doença periodontal e mau hálito - saiba mais

Recomendações para manter a saúde bucal sempre em dia

Por isso, todo o paciente com diabetes deve ter a consciência da importância que é manter uma higiene bucal em dia. Além disso, os portadores do diabetes devem sempre informar ao dentista que é diabete e ainda quais medicações ele faz uso. O dentista deve ser consultado a pelo menos a cada seis meses.

O ideal é que a sua higiene bucal seja feita com o auxílio do fio dental, de uma escova de dentes em bons estado e de um raspador de língua. Também é muito importante fazer uma limpeza profissional na boca pelo menos duas vezes ao ano e manter em equilíbrio o nível de glicemia.

Pesquisar
Artigos Relacionados