Eeemba Itabuna

links patrocinados

Eeemba Itabuna

Eeemba Itabuna

Sobre a Eeemba Itabuna

Sempre que se discutem os problemas do Brasil, a conclusão a que muitos chegam é a seguinte: o país precisa de educação, tanto em nível básico quanto em nível técnico e superior. E, em alguns lugares, é isso que está acontecendo.

No sistema público de ensino, as mudanças acontecem lentamente e, mesmo assim, as escolas técnicas estão aumentando e recebendo uma maior quantidade de alunos. Já no sistema privado, tudo acontece mais rapidamente e escolas como a Eeemba (Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia) oferecem educação em todos os níveis.

História

Percebendo que havia, no estado na Bahia, um atraso no âmbito das escolas profissionalizantes, o Dr. Joaquim Pinto Coelho teve a ideia e idealizou todo o projeto de um lugar que pudesse preparar tecnicamente os jovens e adultos de Salvador. Assim, em 1934, estava fundada a Eeemba.

O prédio situado na Avenida Joana Angélica, 1381, no bairro Nazaré, foi comprado com a ajuda da Caixa e então, desde 1942, a Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia é encontrada nesse endereço.

Itabuna

A cidade de Itabuna, localizada na região sul do estado da Bahia, fica a 330km da capital Salvador e é composta por mais de 200 mil habitantes. Em 2008, foi aberta no município uma unidade da Eeemba, visto que a região carecia de ensino técnico. Os cursos oferecidos pela Eeemba Itabuna são Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Eletrotécnica, Eletromecânica, Eletrônica e Meio Ambiente.

Com a ajuda de professores bem preparados, após fazer um ano de curso, o estudante já consegue entrar no mercado e alcançar boa remuneração. Engana-se quem pensa que só por estar longe do polo em Salvador, a unidade Itabuna não conta com um aparato estrutural para os alunos. Tanto para a parte prática quanto para a teórica, existem salas de aula preparadas e laboratórios bastante equipados. Tudo para que o ensino seja efetivo e duradouro.

Hoje, a unidade conta com mais de 500 alunos e a média de estudantes formados empregados supera os 80%. O endereço da Unidade Eeemba Itabuna é na Avenida Nações Unidas, 525, no centro da cidade. O telefone para contato é (72) 3212-9205.

Mais cursos

Fora da unidade de Itabuna, a Eeemba ainda oferece ensino fundamental e médio, curso de graduação e pós-graduação, além de cursos livres.

 

CMMI Wikipédia

O Capability Marturity Model Integration, mais conhecidos como CMMI, consiste em um modelo de referência que contém praticas que são essenciais à maturidade em disciplinas específicas. As práticas podem ser genéricas ou específicas, e as disciplinas específicas consistem em: Integrated Product and Process Development (IPPD), Systems Engineering (SE), Supplier Sourcing (SS) e Software Engineering (SW).

O CMMI é a evolução do CMM e procura instituir um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando, desta forma, diferentes disciplinas e modelos. O CMMI foi desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI), da Universidade de Carnegie Mellon.

Este modelo foi baseado nas melhores práticas obtidas para o desenvolvimento e manutenção de produtos. Ela dá uma ênfase tanto em engenharia de softwares quanto na de sistemas, pois existe uma integração necessária para o desenvolvimento e manutenção do mesmo.

Versão atual

A versão atual do CMMI é a 1.3, que foi publicada em 27 de outubro de 2010. Ela apresenta três modelos: CMMI for Development (CMMI-DEV), que é destinada a processos de desenvolvimento de serviços e produtos; a CMMI for Services (CMMI-SVC), que é voltada aos processos das empresas que são prestadoras de serviço; e por fim a CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ), que é indicada para os processos de terceirização e aquisição de bens e serviços.

O foco do CMMI é melhorar o processo de uma empresa, a partir da premissa do modelo que entende que a qualidade é influenciada pelo seu processo. Ele foi construído com base na integração das ferramentas, pessoas e procedimentos, por isso o processo deve unir estes três pontos.

Histórico

Os processos de melhorias foram frutos dos estudos realizados por Juran, Crosby e Deming. O principal objetivo era a melhoria da capacidade dos processos, para que eles alcançassem com maior rapidez e eficiência o resultado desejado. Desta forma, o CMMI tem por objetivo estabelecer os conjuntos de “melhores práticas” para que sejam utilizadas para um fim específico.

O processo inclui quatro disciplinas: engenharia de sistemas, engenharia de software, desenvolvimento integrado de produtos e processos e fontes de abastecimento. A engenharia de sistemas é parecida com a engenharia de software no que diz respeito às áreas de processos. Já para as áreas de processos que são requeridas para a engenharia de software são as mesmas para a engenharia de sistemas, mas o que muda é o nível de maturidade.

GD Star Rating
loading...
Eeemba Itabuna, Nota: 4.8 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados