Educação Profissional

links patrocinados

Educação Profissional

Educação Profissional

Sobre a Educação Profissional

Antigamente só estudava quem tinha dinheiro. As pessoas se formavam em Direito, Engenharia ou Medicina. Eram todos doutores. Depois, a classe média chegou à universidade. O número de cursos aumentou e todos puderam escolher uma profissão que se encaixasse melhor com o seu perfil. Mas boa parte da população ainda ficava de fora do Ensino Superior. Para resolver este problema, começou a aparecer os cursos de educação profissional.

A educação profissional é prática. O objetivo dela é formar pessoas – sejam as que já estão no mercado de trabalho, seja os estudantes – para o mercado de trabalho, ou seja, é ampliar as suas habilidades profissionais e capacitá-los para serem bons naquilo que escolheram.

Para conseguir isto, há três níveis de educação profissional no Brasil: o nível básico, o técnico e o tecnológico.

Nível Básico – Educação Profissional

O nível básico é o mais simples de todos. Pessoas com qualquer nível de instrução podem fazer cursos de nível básico e qualquer instituição de ensino pode ofertar estes cursos. É o mais incompleto de todos os níveis da educação profissional.

Nível Técnico – Educação Profissional

Apenas estudantes ou pessoas que tenham completado o Ensino Médio podem participar dos cursos de nível Técnico. Qualquer instituição de ensino pode ofertar os cursos, mas deve ter a permissão da Secretaria Estadual de Educação. Pode-se fazer o curso de maneira integrada ou separada do Ensino Médio.

Nível Tecnológico – Educação Profissional

É o mais completo e formal de todos. Apenas instituições de Ensino Superior podem ofertar cursos de nível Tecnológico. Ele pode ter o mesmo valor de uma graduação ou, até mesmo, de uma pós graduação.

SEBRAE

Instituição surgida em 1972 para auxiliar no desenvolvimento sustentável e empreendedorismo no país. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma empresa privada que não possui fins lucrativos.

A movimentação de capital gerada por pequenas empresas no Brasil é muito grande. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas o IBGE aponta que no país existem cerca de 15 milhões de micro e pequenas empresas em atividade. Porém mais de 10 milhões de forma ilegal.

Através da contribuição do SEBRAE estas empresas podem se legalizar e continuar a gerar ainda mais empregos e capital. Atualmente elas já são responsáveis por mais de 99% da movimentação financeira dentro do país e oferecem mais de 28 milhões de postos de trabalho.

Objetivos do SEBRAE

O objetivo do SEBRAE é a promoção de maior competitividade e melhor desenvolvimento de forma integrada e sustentável das micro e pequenas empresas brasileiras.

Um dos focos do SEBRAE também se nota na atuação da empresa junto ao fortalecimento do empreendedorismo e aceleração de processos de formalização econômica através de parcerias firmadas entre empresas públicas e privadas.

Ao ofertar cursos, palestras e debates para pequenos e micro empresários o SEBRAE contribui diretamente para o desenvolvimento da economia nacional, pois fomenta o aumento da produção nacional. O que gera mais empregos e mais desenvolvimento pleno. O SEBRAE oferece condições para que pequenas e micro empresas sobrevivam no cenário nacional.

Cursos SEBRAE

Os cursos, palestras e minicursos oferecidos pelo SEBRAE visam atingir principalmente gerentes das pequenas e micro empresas, para que estes consigam melhorar suas produções internas e trabalhar melhor com públicos, clientes, fornecedores e colaboradores em geral.

O SEBRAE presta serviços para clientes de forma tanto presencial quanto a distancia. E atua em 4 áreas que consideram de central importância para o desenvolvimento do pequeno e micro empreendedor. São as áreas de Articulação de políticas públicas que criem ambiente institucional que favoreça a pequena empresa, Acesso a novos mercados, Acesso a tecnologias e inovação e por fim na facilitação e ampliação do acesso aos serviços financeiros. Maiores informações sobre como participar podem ser acessadas no site do SEBRAE.

GD Star Rating
loading...
Educação Profissional, Nota: 4.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados