Doenças de Pele que podem ter Origem Emocional

links patrocinados

Doenças de Pele que podem ter Origem Emocional

Algumas doenças de pele, podem estar muito além de simples problemas de pele, podendo ser um sinal e alerto de sérios distúrbios psíquicos. Segundo um levantamento feito por um centro de estudo de doenças dermatológicas, mais da metade das pessoas que procuram os serviços de dermatologia associam algum tipo de problemas de ordem emocional. Um bom exemplo disso é a dermatite artefata ou factícia, um sintoma de depressão severa que indica ainda que o paciente está sob alto nível de ansiedade ou de estresse. Conheça aqui algumas das doenças de pele que podem ter origem emocional.

Vitiligo e psoríase

Doenças de Pele que podem ter Origem Emocional Confira Doenças de Pele que podem ter Origem Emocional

Psoríase e o vitiligo são doenças de pele que ainda não tiveram suas causas totalmente esclarecidas, mas pode-se dizer que o estado emocional sempre interfere muito no tratamento delas, já que se tratam de doenças de pele visíveis. Dessa forma, o paciente com este tipo de doença de pele acaba se isolando, ficando envergonhado e depressivos. Quando a doença se encontra controlado e não aparecem novas manchas, os médicos observam em seus pacientes períodos de grande tranquilidade e felicidade. Por isso, é válido dizer que as alterações emocionais sempre vão desequilibrar o organismo, sendo assim, a angústia, a tristeza e a raiva irão prejudicar um possível tratamento.

Conheça as Doenças de Pele que podem ter Origem Emocional

O estresse

O estresse emocional ou físico têm grande repercussão em inúmeras doenças de pele, e estas também são grandes causadores de estresse. Por isso, é fundamental avaliar a integração entre os conflitos, os sentimentos e o estresse de maneira individual em cada paciente. A prurido na pele é uma doença que é diretamente relacionada com o estresse. Este tipo de irritação na pele é um sintoma de diversas doenças de pele. Ela ocorre em geral em função de uma doença sistêmica ou dermatose, mas o seu aparecimento, agravamento ou manutenção sofre nitidamente com os problemas emocionais.

Algumas Doenças de Pele que podem ter Origem Emocional

Acne

A acne é outra doença de pele que tem ligação direta com problemas emocionais. Mas, neste caso, vale ressaltar que a acne acontece principalmente em adolescentes e causam um aumento de estresse. Isso porque, são os adolescentes que já vivem um estado natural de estresse, representado pelas alterações fisiológicas que acontecem na puberdade. Conviver com essas terríveis lesões no rosto principalmente, acaba sendo traumatizante, onde muito sentem-se constrangidos e acaba vivendo longos períodos de conflitos emocionais, que podem se estender pela vida toda. Mesmo em casos em que a acne não está ativa, as cicatrizes causadas por ela são queixas frequentes em consultórios de dermatologia.

Doenças de Pele que podem ter Origem Emocional - saiba mais

Confira mais

Vale ressaltar ainda que a maioria dos pacientes que sofrem com este tipo de doença de pele referem-se ao agravamento do quadro com estresse. Por isso, é muito importante lembrar que a acne pode sim causar um quadro psicótico e neurótico, já que sofre influência direta de estresse emocional quando há a manipulação das lesões pelo paciente promovendo a formação de cicatrizes e de escoriações, sendo até mesmo necessário a administração e o uso de medicamentos antidepressivos.

Pesquisar
Artigos Relacionados