Diferenças entre karatê e judô

links patrocinados

Diferenças entre karatê e judô

Dois esportes que acabam sendo, em algumas vezes, confundidos são o Judô e o Karatê. Ambos têm origem japonesa e contam com diversas academias que dão aos jovens e adolescentes brasileiros a oportunidade de terem acesso a este esporte bastante praticado em todo o mundo.

Conheça mais sobre o Karatê

Diferenças entre karatê e judô Karatê e judô

‘Caminho da mão vazia’ é o significado em japonês. O Karatê é uma arte marcial com origem japonesa, mas foi desenvolvida tendo como base o kung fu que é amplamente praticado na China Meridional, além de utilizar-se de métodos provenientes das lutas praticadas nas Ilhas Ryukyu. O esporte Karatê consiste em uma série de golpes em que o carateca, praticante do karatê, faz como, por exemplo, golpes com a palma das mãos abertas, chutes, cotoveladas, joelhadas, socos e semelhantes. Algumas denominações do karatê são: Kumite (encontro de mãos) que é a luta em si, Kata (forma) que é uma luta de seqüenciais fixas de movimentos em que o combatente luta contra um oponente imaginário e por fim o Kihon (fundamentos) que é o estudo prévio dos movimentos mais básicos.

Judô

Conheça mais sobre o Judô

‘Caminho suave’ é o significado de judô em japonês, fundado em 1882 por Jigoro Kano é uma arte marcial e seus obteviso são o fortalecimento da mente, espírito e também o físico dos lutadores. Este esporte dará todos esses benefícios para os combatentes, além de fortalecer o copo de forma integrada também dará ao participante uma boa base de técnicas para defesa pessoal. Assim como o Karatê, o Judô também tem sua base em outras artes marciais, sendo que o Judô se utiliza de artes marciais praticadas no oriente e o Jiu Jitsu praticado por cavaleiros durante o Kamakura. Este esporte foi oficial do Japão durante o século XIX e até a polícia o utilizou durante seus treinos.

Karatê

Diferenças entre o Karatê e o Judô

Existem diferenças tanto nos golpes quanto nas vestimentas dos praticantes de ambos os esportes. Por exemplo, o kimono que é utilizado pelos judocas conta com a saia e a calça, assim como as mangas mais largas já que os lutadores são obrigados a dar ‘pegada’ aos combatentes. Já o kimono utilizado pelos caratecas é mais curto, mais leve e em sua composição existe uma goma que dará ao golpe um barulho que possa ser ouvido pelos participantes.

Conheça a Diferenças entre karatê e judô

Diferenças das cores nas faixas dos praticantes de Karatê e Judô

A troca de faixas é algo que os esportistas tanto almejam na prática de Karatê e Judô, pois à medida que o lutador irá trocando a faixa, isto sinaliza que ele está evoluindo em sua luta. No judô as ‘graduações’ acontecem em dois níveis: dan e kiu. E esta evolução só é possível à medida que o esportista vá passando em exames, também são levados em conta o tempo de treino, idade e competições. Kiu é a outorga de faixas para iniciantes, sendo que todo judoca inicia com a faixa marrom. Já dan é a troca de faixas pelos peritos, e estes lutadores iniciam com a faixa vermelha até conseguirem conquistar a faixa preta. No Karatê a troca de faixas também acontece e o início é dado com a cor branca e o lutador segue até conquistar a faixa de cor preta, que é tão almejada pelos caratecas.

Pesquisar
Artigos Relacionados