Dieta Dash: O que é e Como Funciona

links patrocinados

Dieta Dash: O que é e Como Funciona

A Dieta Dash, que em inglês significa Abordagem Dietética para parar a hipertensão, é um método de emagrecimento que foi criado para pacientes hipertensos, mas ela é capaz de proporcionar uma série de benefícios para todas as pessoas. Nos dias de hoje, apenas duas dietas no mundo são reconhecidas cientificamente de que fazem bem para a saúde. A primeira delas é a dieta mediterrânea e a outra é a Dieta Dash. A proposta dessa dieta é ingerir mais alimentos integrais, vegetais, frutas e oleaginosas e menos sódio. Além disso, caso haja um controle rígido de calorias ingeridas, essa Dieta Dash acaba ajudando também na perda de peso.

Dieta Dash: como funciona?

Dieta Dash: O que é e Como Funciona Dieta Dash

Um dos pontos principais da Dieta Dash é o controle da ingestão de sódio. A quantidade que pode ser consumida desta substância ao dia varia entre 1500 mg e 2300 mg. Isso porque o sódio é um mineral que acaba favorecendo a vasoconstrição sanguínea, que acaba levando a um aumento da pressão arterial. Já as pessoas que não sofrem com a pressão alta, podem ingerir entre 2000 e 3000 mg de sódio ao dia.

Conheça a Dieta Dash: O que é e Como Funciona

Confira mais

Outros alimentos, além do sal, que também são ricos em sódio devem ter suas quantidades diárias reduzidas, como o molho shoyu, o presunto, refrigerantes, mortadela, sopas instantâneas, peito de peru e os embutidos. A Dieta Dash também propõe a redução da ingestão de gorduras saturadas. O ideal é que pessoas que tenham problema com pressão alta consumam 6% de gordura saturada. Já em pessoas que não sofrem com o problema, o consumo máximo é de 10%. Isso porque a gordura saturada em excesso favorece o aumento da pressão arterial e ainda pode causar inúmeros problemas de saúde.

Dieta Dash: O que é

Controlando a ingestão de alimentos ricos em colesterol

Na Dieta Dash é importante controlar a ingestão de alimentos ricos em colesterol. Os hipertensos devem consumir no máximo 150 mg por dia e pessoas saudáveis até 300 mg de colesterol ao dia. Outra dica da Dieta Dash é consumir mais frutas e vegetais. O ideal é ingerir entre quatro e cinco porções de vegetais ao dia e de frutas. Isso porque esses alimentos são poderosos antioxidantes que ajudam a melhorar a vasodilatação. Além disso, esses alimentos são ricos em magnésio e em potássio e são ricos em vitaminas e fibras, capazes de proporcionar inúmeros benefícios para a saúde, como melhora do sistema imunológico e melhora do trânsito intestinal.

Dieta Dash: Como Funciona

Laticínio, oleaginosas, e alimentos integrais

A Dieta Dash também recomenda a ingestão de laticínio com pouca taxa de gordura, como o iogurte e o leite desnatados, já que estes alimentos possuem boas quantidades de proteínas e de cálcio, que ajudam a reduzir a pressão sanguínea. Além disso, o cálcio é muito importante para a saúde dos dentes e dos ossos. A Dieta Dash também orienta a ingerir entre seis e oito porções de grãos integrais por dia.

Isso porque os alimentos integrais contam com boas quantidades de fibras, que contribui para a absorção da glicose, do colesterol e dos triglicerídeos seja mais lenta. Outra boa dica da Dieta Dash é investir no consumo de oleaginosas, já que são ótimas fontes de gorduras monoinsaturadas, com efeito anti-inflamatório.

Pesquisar
Artigos Relacionados