Dicas para se prevenir do câncer de mama

links patrocinados

Dicas para se prevenir do câncer de mama

Atualmente, o câncer de mama é o câncer que mais causa a morte de mulheres no Brasil, sendo mais de 10 mil novos óbitos todos os anos. Por isso, a maneira mais comum de detectar esta terrível doença é o autoexame, que pode ser detectado através de uma mamografia e de um ultrassom de mama. Vale ressaltar que a mamografia é um tipo de exame bem mais preciso do que o ultrassom de mama e é capaz de identificar até mesmo tumores que sejam menores do que um centímetro. O maior percentual de cura do câncer de mama está no diagnóstico precoce da mesma. Por isso, além é claro de fazer o autoexame, você deve adotar alguns hábitos no seu cotidiano que lhe ajudarão a evitar o desenvolvimento e a proliferação do câncer de mama. Veja algumas dicas de como se prevenir.

Os sintomas do câncer de mama

Dicas para se prevenir do câncer de mama Confira as Dicas para se prevenir do câncer de mama

Surgimento de um caroço ou então de um nódulo no seio não é o único sintoma e sinal de um câncer de mama. Muitas vezes, o câncer pode ser detectado pela presença de alterações significativas na auréola dos seios e pela presença de excreções.

Saiba as Dicas para se prevenir do câncer de mama

Mantenha-se longe do álcool e mantenha o peso sob controle

O álcool também aumenta as chances do aparecimento do câncer de mama. Estima-se que apenas 14 gramas de consumo de álcool por dia aumenta as chances da doença em 30%. Isso porque o mecanismo de ação do álcool influencia as vias de sinalização de estrógeno, o hormônio que está diretamente ligado ao câncer de mama. Isso porque o estrógeno provoca a reprodução celular e quando ela se dá de maneira descontrolada, o câncer de mama pode aparecer. Outra dica para evitar o câncer de mama é manter o peso sob controle.

Câncer de mama

Confira mais

Mulheres com obesidade, sobrepeso e que atingiram a menopausa, correm mais risco de desenvolver câncer de mama. Vale ressaltar ainda que o excesso de peso aumenta as chances do câncer ser ainda mais agressivo. Outra dica para evitar o câncer de mama é ficar de olho aberto no histórico familiar. Todas as mulheres devem começar a fazer mamografias uma vez por ano após os 50 anos, mas, mulheres que já possuam no histórico familiar casos da doença devem começar a fazer o exame a partir dos 30, 40 anos.

Dicas para se prevenir do câncer de mama - saiba mais

Dieta rica em vegetais

Outra forme de prevenção do câncer de mama é manter uma dieta rica em vegetais. Alimentos como couve, mostarda, brócolis e hortaliças verdes são ricos em um aminoácido que ajuda no tratamento e também na prevenção da doença. Deve-se também tomar cuidado com a reposição hormonal. Este é uma técnica utilizada por mulheres para reduzir os sintomas da menopausa e isso, pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de mama. O que acontece, é que na menopausa os tecidos ficam mais sensíveis à ação do hormônio estrógeno. Por isso, o uso destes hormônios deve ser evitado. Como alternativa, especialistas indicam manter uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.

Pesquisar
Artigos Relacionados