Dicas para economizar energia elétrica

links patrocinados

Dicas para economizar energia elétrica

Os gastos com energia elétrica podem ser os grandes vilões do orçamento. No inverno, precisamos de mais potência no chuveiro; no verão, é a vez da geladeira consumir mais energia elétrica. Isso sem falar em computadores sempre ligados e outros aparelhos eletrônicos que, mesmo no modo standby, seguem consumindo energia. Se não dá pra evitar o consumo, podemos ao menos tentar economizar um pouco. Felizmente isso pode ser feito com atitudes simples, que não alterarão sua rotina e darão um alívio na conta do mês. Confira, abaixo, algumas de nossas dicas para economizar energia elétrica.

Economia de energia elétrica com a iluminação

Dicas para economizar energia elétrica Conheça as Dicas para economizar energia elétrica

Embora não costume ser a responsável pelos altos custos da energia elétrica, a iluminação tem um papel fundamental em sua conta. O primeiro passo é substituir as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, que têm o mesmo nível de iluminação, mas consomem muito menos energia elétrica. Se você utiliza iluminação externa, instale as chamadas fotocélulas, que acendem as lâmpadas apenas à noite. Para o interior da casa, uma excelente opção são os dimmers, que permitem o controle da intensidade da iluminação. Por fim, tente aproveitar ao máximo a iluminação natural, abrindo as cortinas e colocando móveis de trabalho próximos das janelas.

Economizar energia elétrica

Economia de energia elétrica: o selo Procel

Desde 1993, os eletrodomésticos vendidos no Brasil passam por um rigoroso processo que determina os gastos com energia elétrica. Geralmente, aparelhos como geladeiras e micro-ondas recebem uma etiqueta com a escala de consumo, que vai de A a G. Quando mais próximo de A, menos o aparelho consome energia. Por isso, quando for adquirir um novo eletrodoméstico, fique atento a esta escala. Aqueles eletroeletrônicos que recebem uma avaliação excelente também costumam vir com um selo vermelho e o símbolo da Procel, que indica o menor consumo de energia.

Algumas Dicas para economizar energia elétrica

Construção

Se você ainda está construindo sua casa, uma boa dica é prestar atenção à rede elétrica. Muitas vezes as redes elétrica e hidráulica são vistas como uma parte secundária da obra. Contudo, uma fiação ruim pode gerar fuga de energia, o que aumentará de maneira relevante sua conta de luz. Para economizar energia elétrica, preste atenção aos horários em que o sol bate no terreno, para adequar a posição das janelas. Em relação à pintura, dê preferência para tons claros, que facilitem a iluminação do ambiente.

Confira as Dicas para economizar energia elétrica

Outros cuidados

Além dos cuidados mencionados acima, podemos tomar outras atitudes para economizar energia elétrica. É comum, por exemplo, esquecermos lâmpadas acesas, ou a televisão ligada sem que ninguém esteja assistindo. Se você tem ar condicionado em casa, faça limpezas periódicas no filtro, o que diminui o gasto do aparelho.

Na cozinha, evite deixar o fogão muito próximo da geladeira, pois o calor do fogo fará com que o motor da geladeira tenha de trabalhar mais. Em locais que têm elevador, utilize-o apenas para lances maiores. Se o deslocamento for de apenas um ou dois andares, prefira a escada – o que também é benéfico para a saúde. Se possível, tome banho nos horários mais quentes do dia.

Pesquisar
Artigos Relacionados