Dicas de Alimentos Ricos em Potásio

links patrocinados

Dicas de Alimentos Ricos em Potásio

O Potássio, representado pelo símbolo K na tabela periódica, é um elemento químico extremamente importante para o organismo do homem. Ele é encontrado principalmente em minerais, hortaliças e águas salgadas. Vale ressaltar que este elemento também é essencial para o crescimento de plantas, sendo encontrado em maior quantidade nos alimentos de origem vegetal.

O Potássio é encontrado ainda presente em quase todos os tipos de alimentos.

Este importante elemento químico foi descoberto no ano de 1807 por Humphry Davy.

Entre as principais importâncias do Potássio está a capacidade de atuar na distribuição e também no balanço da água no organismo. Além disso, o Potássio ajuda no relaxamento muscular, participa dos diversos processos para regularizar as atividades neuromusculares e ainda atua na manutenção do equilíbrio de ácido-base.

As principais doenças e os principais problemas de saúde causados pela falta e pela taxa elevada de Potássio

Dicas de Alimentos Ricos em Potásio Algumas Dicas de Alimentos Ricos em Potásio

Com a diminuição da taxa de Potássio no nosso organismo pode provocar diversas doenças e ocasionar inúmeros problemas na nossa saúde, como por exemplo, hipopotassemia, acnes, fraqueza muscular, depressão, câimbras, prisão de ventre, distensões abdominais, falta de ar (Dispneia) e demais dificuldades respiratórias, problemas de crescimento, vômitos, nervosismo, diminuição dos reflexos, cansaço, dilatação do coração, insônia, arritmia cardíaca e sensação de formigamento no corpo.

O excesso de Potássio no organismo também pode causar doenças e problemas de saúde, como confusões mentais, dificuldade e franqueza na pronúncia de palavras, alterações em movimentos musculares e distúrbios cardíacos.

Confira as Dicas de Alimentos Ricos em Potásio

Dicas de alimentos ricos em Potássio

O Potássio é encontrado em sua grande maioria em hortaliças, como a couve-flor e a beterraba, e ainda em diversas frutas, como a banana, a cereja, o abacate, o pêssego, o damasco e a ameixa, considerados alimentos ricos neste importante elemento químico. Mas, ele também é encontrado no feijão manteiga, no feijão preto, no pimentão verde, no espinafre, nos ovos, na banana d’água, na banana prata, tomate, cogumelo, cenoura e no leite de vaca.

Conheça as Dicas de Alimentos Ricos em Potásio

Mais dicas de alimentos ricos em Potássio

Todos nós sabemos que reduzir e diminuir a taxa de sal nas nossas refeições é extremamente importante, mas por outro lado, aumentar o consumo diário deste importante elemento ajuda a diminuir os riscos de hipertensão. Em geral, a queda nos níveis de ingestão de potássio não trazem complicações sérias para o nosso organismo, mas, se esta deficiência não for suprida rapidamente e a deficiência se prolongar, o resultado pode até ser fatal.

Se você manter uma dieta balanceada, com frutas, proteínas, laticínios, vegetais e com pouco taxa de gordura, você com certeza se manterá saudável e terá ingerido a dosagem correta de potássio indicada para o dia a dia.

Alimentos Ricos em Potásio

Saiba mais

Fique atento ao uso de diuréticos, pois eles podem causar perda de potássio. As dores de cabeça constante também podem significar uma perda de magnésio e de potássio no organismo.

Evite também realizar exercícios após as refeições e descanse entre os exercícios. Assim, você evitará câimbras e a perde de Potássio no organismo.

Pesquisar
Artigos Relacionados