Dicas de alimentos ricos em carboidratos

links patrocinados

Dicas de alimentos ricos em carboidratos

Todos os dias, vemos muitas informações sobre dietas e outras formas de perder peso. Contudo, há também aquelas pessoas que estão em busca de ganhar alguns quilos, seja para adequar seu Índice de Massa Corporal ou para fortalecer o corpo, principalmente no auxílio à prática de esportes.

Nestes casos, é comum que as pessoas recorram às comumente chamadas de “dietas de engorda”. Assim como nas dietas para perder peso, aquelas utilizadas para engordar devem ser feitas com cautela e, de preferência, com acompanhamento de um nutricionista. O maior erro de quem deseja engordar é abusar dos produtos gordurosos. Na verdade, a melhor alternativa para estas pessoas são as dietas ricas em carboidratos. Conheça, abaixo, a função destes nutrientes em nossos organismos e alguns alimentos ricos em carboidratos.

Função dos carboidratos no organismo

Dicas de alimentos ricos em carboidratos Conheça as Dicas de alimentos ricos em carboidratos

Os carboidratos são os nutrientes mais importantes para o fornecimento de energia ao corpo, com funções essenciais para a estruturação do organismo. Os carboidratos são encontrados nos alimentos em duas formas diferentes: simples e complexos.

Cerca de metade de todas as calorias que ingerimos diariamente são provenientes dos carboidratos. Por isso, é comum que as pessoas que estão em dieta cortem alimentos ricos neste nutriente, o que é um erro gravíssimo, pois os carboidratos são essenciais para o bom funcionamento do organismo, atuando em órgãos como o coração, além do sistema respiratório e circulatório.

Por isso, uma dieta pobre em carboidratos causa sintomas como dor de cabeça, irritação, cansaço físico e, em casos mais extremos, até desmaios. Como mencionamos acima, os carboidratos podem ser simples ou complexos. Os primeiros são absorvidos com maior facilidade pelo organismo, sendo os principais responsáveis pelo ganho de peso, quando há consumo exagerado. Devido à sua rápida digestão, os carboidratos simples fazem com que sintamos fome rapidamente.

Os carboidratos complexos, por sua vez, prolongam a sensação de saciedade, por terem uma digestão naturalmente mais lenta. Quando associados a uma dieta rica em fibras, estes carboidratos trazem benefícios ainda maiores.

Confira as Dicas de alimentos ricos em carboidratos

Alimentos ricos em carboidratos simples

As principais fontes de carboidratos simples são verduras, leite e derivados, frutas, mel, açúcar refinado e biscoitos, dentre outros. Como se pode perceber, os carboidratos são encontrados em produtos muito distintos entre si, como verduras e açúcar refinado. Obviamente, deve-se optar por alimentos que, ao mesmo tempo em que oferecem grandes quantidades de carboidratos, também possuem fibras, vitaminas e outros nutrientes.

Algumas Dicas de alimentos ricos em carboidratos

Alimentos ricos em carboidratos complexos

Os carboidratos complexos, por sua vez, são encontrados em legumes, massas, batata, feijão, cereais, aveia, pão, milho e diversos outros alimentos. Além de fornecer energia para o corpo, os carboidratos complexos também são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais.

Alimentos ricos em carboidratos

Dicas

Mesmo que a sua intenção seja fazer uma dieta para engordar, tente sempre substituir alguns alimentos por suas versões integrais, principalmente pães e massas em geral. Desta forma, ao mesmo tempo em que consome carboidratos, você também receberá muitos outros nutrientes, garantindo um ganho de peso saudável e duradouro. Quem quer emagrecer também não pode deixar de consumir carboidratos.

Pesquisar
Artigos Relacionados