DDA

links patrocinados

DDA

DDA

O Desvio de Déficit de Atenção, conhecido popularmente pela sigla DDA é um distúrbio presente em pelo menos um por cento da população e se apresentando ainda quando o indivíduo é criança. Suas principais características envolvem atitudes consideradas estranhas em comparação com o comportamento comum de outras crianças, como é o caso de não ficar durante muito tempo concentrada em uma atividade, frequentemente achando que tudo é entediante, desempenho escolar negativo por falta de atenção durante as aulas ou dedicação para a leitura do material cobrado, etc.

Durante muito tempo, interpretou-se o DDA como um tipo de autismo ou simplesmente como falta de comportamento e educação por parte dos pais. Entretanto, esses eram preconceitos iniciais e que aos poucos foram desmistificados embora ainda existam pessoas que não compreendem o lado da criança que também é um paciente de um transtorno que obviamente não tem controle absoluto ou cura, apenas existe um tratamento que ameniza e conscientiza tanto a criança ou jovem quanto os familiares e amigos sobre especificidades envolvendo a convivência e a compreensão de determinadas atitudes.

Os remédios receitados para as crianças que iniciam o tratamento são em sua grande maioria calmantes e relaxantes, no sentido de inibir determinada pré disposição do paciente à irritabilidade, impaciência e excesso de energia. Esse também é o motivo pelo qual essas crianças devem ter uma dieta adequada (evitando açúcares, por exemplo, que aumenta ainda mais a energia). Obviamente, os alimentos também devem equilibrar possíveis influências dos remédios no organismo (consequências como falta de ferro no sangue, vitamina C, etc.).

Mais informações

A principal dificuldade do indivíduo com DDA é justamente a concentração – que se desliga em momentos longos de exigência ou sob pressão. Isso influencia diretamente no aprendizado da criança ou então no desempenho escolar de um jovem e também na hora de mostrar o seu trabalho no mercado quando adulto. A verdade é que os pacientes desse transtorno precisam de um certo intervalo de tempo onde pode descansar o cérebro e a atenção, precisando inclusive achar algum tipo de hobby que irá acompanhá-lo durante toda a vida.

É muito comum que os pacientes procurem atividades que são manuais e artesanais, por justamente precisarem dessa concentração, mas que não envolvem a pressão externa. Alguns exemplos incluem: o desenho, a cerâmica, a pintura, o bordado e a costura. Para outros, basta a oportunidade de relaxar: correr, ouvir música, meditar, etc. Assim como cada paciente é diferente e todas as pessoas tem preferências, a atividade escolhida será igualmente única. As suspeitas sobre DDA começam cedo, geralmente por causa de comportamentos diferenciados e desempenho escolar, quando um professor pode chamar a atenção dos pais para o transtorno. Posteriormente, com a confirmação médica, começa o tratamento que irá acompanhar a criança pelo resto da vida.

Para mais informações sobre o assunto, existem muitos sites que hoje em dia desmistificam o DDA, bem como explicam sobre a questão da cura e da aceitação do transtorno. Além dessa opção, sugere-se procurar um médico especialista, como pediatras e psicólogos.

Fotos

Confira Fotos do DDA:

DDADDA
Desvio de Déficit de AtençãoDesvio de Déficit de Atenção
O DDA é um distúrbio que atinge principalmente as criançasO DDA é um distúrbio que atinge principalmente as crianças

Pesquisar