DCTF e DACON: o que é, como fazer

links patrocinados

DCTF e DACON: o que é, como fazer

Todos os anos a população tem dúvida quanto a prestação de contas e quais são os impostos a serem pagos ao longo do ano, para isso muitos procuram escritórios de contabilidade para ter um atendimento profissional e esclarecer muitas dúvidas sobre estes tributos e declarações. Para você que não tem o costume de fazer as declarações e sim conta com a ajuda profissional para isso é importante que sempre procure saber melhor sobre o porquê de prestar estas contas, pois assim com o passar dos anos poderá você mesmo fazer a prestação e declaração das contas, assim como efetuar o pagamento dos impostos.

Vantagens de ter um profissional da área contábil como apoio na hora da prestação de contas

A ajuda de um contador na hora da prestação de contas é fundamental para aqueles que possuem empresas para gerenciar ou até mesmo no caso de pessoa física, pois este profissional pode dar uma orientação mais completa acerca dos impostos e declarações que são exigidas pelo governo ao longo do ano.

DCTF e DACON: o que é, como fazer O que são DCTF e DACON

Até por que estes profissionais têm uma vivência voltada para as informações de contas em relação ao governo, sendo assim são extremamente capazes de dar uma consultoria especializada. Se você quer fazer você mesmo à declaração e efetuar os pagamentos exigidos é importante que verifique todo e qualquer imposto que é exigido, para assim não causar problemas com o governo.

Prestação de contas DCTF e DACON

O que são DCTF e DACON?

Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, conhecido como DCTF, é a declaração que mostra ao governo todos os débitos e créditos com relação ao pagamento dos impostos exigidos do contribuinte, assim como os valores do crédito e os respectivos parcelamento, compensações e pagamentos. Já o DACON é o Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais que é o documento que demonstra a apuração do PIS e COFINS.

Quem deve fazer DCTF e DACON

Como fazer a prestação de contas do DCTF e DACON?

De acordo com um arquivo encontrado na Receita da Fazenda a declaração do DCTF é mensal e o dia limite para a apresentação desta declaração referente ao mês de fevereiro foi no dia 19 de abril, novas datas poderão ser encontradas no site da Receita. Para fazer esta prestação de contas estão disponibilizados os downloads dos programas que ajudam os contribuintes a fazer corretamente a prestação de contas para o Goveno, assim como mais informações de quem será obrigado a entregar as declarações e as devidas apurações dos impostos PIS e COFINS.

DCTF e DACON 2013

Quem deverá fazer a DCTF e DACON?

Como já mencionamos os impostos também abrangem pessoas físicas, porém neste caso estão obrigadas a fazer as declarações do DCTF e DACON apenas pessoas jurídicas do direito privado, ou seja, empresas que se mantêm em funcionamento graças ao dinheiro de seus gestores e de prestação de serviços ou vendas. E não contam com a ajuda do governo, sendo assim são empresas consideradas de fundo privado. Para obter maiores informações para ver se sua empresa está dispensada da apresentação das declarações confira a página da Receita da Fazenda porque lá estarão apresentadas todas as informações acerca da prestação de contas mensal a ser efetuada ao longo do ano.

Pesquisar
Artigos Relacionados