DACON Mensal 2015

links patrocinados

Quem possui empresas jurídicas sabe de quantidade de deveres institucionais que as empresas possuem perante à Receita Federal. Saiba mais sobre como entregar a DACON Mensal 2015 e como a mesma foi substituída daqui pra frente.

Sobre a extinsão do DACON Mensal e também do semestral

Quem está pensando já sobre a entrega do DACON Mensal 2015 para este ano na Receita Federal pode estar entranhando que nenhum tipo de data ou prazo já foi estipulado pelo órgão. O que aconteceu foi que este documento teve a sua entrega extinguida tanto de forma mensal, quanto a de forma semestral por causa de problemas que ocorreram com este tipo de envio logo no começo do ano de 2014.

O DACON Mensal 2015, que também pode ser conhecido apenas como o seu nome de Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais era antes obrigatório para todas as pessoas jurídicas, sendo que o mesmo poderia ser feito de forma mensal ou mesmo semestral pelos contribuintes das empresas. O documento servia par aprovar para a Receita Federal o lucro real ganho por cada empresa nestes períodos de tempo.

DACON Mensal 2015

Como é que fica sem a obrigatoriedade do DACON Mensal 2015

Já que o Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais deixou de ser obrigatório para as empresas do Brasil, o que será que passa a substituir o DACON Mensal 2015 e o semestral do mesmo ano? De acordo com a página oficial da Receita Federal, o novo modelo adotado é o do Sped, que também é conhecido como Sistema Público de Escrituração Digital, ao mesmo tempo que o acrônimo lembra a palavra em inglês para “rápido”.

A ideia aqui é justamente lembrar que o novo sistema passa a ser mais rápido do que aquele utilizado pelo DACON Mensal 2015, já que tudo pode ser feito no meio virtual, o que facilita a entrega para todas as pessoas que possuem documentos a serem enviados para a Receita Federal.

DACON

Sobre o Sped e a desburocratização para as empresas

O novo sistema que passa a substituir o Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais é, na verdade, o mesmo utilizado para a impressão e geração de Notas Fiscais eletrônicas, as NF-e, impostas em vários municípios do país desde o ano de 2011. Sobre o DACON Mensal 2015, o seu encerramento ocorreu principalmente como um projeto da própria receita federal em atuar em uma menos burocratização para as empresas.

Um dos fatores é de justamente ser um documento redundante, já que as informações contidas dentro do DACON Mensal 2015 e do DACON Semestral 2015 eram as mesmas prestadas junto a outros tipos de declarações, como no Sped.

DACON Mensal

Mais informações sobre a entrega do DACON Mensal 2015

O processo de retirada do Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais vem ocorrendo desde o ano de 2012, mas ainda algumas pessoa podem ficar confusas sobre o DACON Mensal 2015. Dessa forma, a retirada foi feita de forma gradual para as empresas pudessem melhor se adaptar ao que ocorria com o Sped. O sistema é agora o utilizado para a escrituração digital.

DACON 2015

Pesquisar