Cuidados que mulheres devem ter antes e depois de engravidar

links patrocinados

Cuidados que mulheres devem ter antes e depois de engravidar

Se você é mulher, deve saber que os cuidados e exames preventivos são as melhores formas para manter a saúde sempre em dia, não importa qual seja a sua saúde. Por isso, uma boa dica para manter-se sempre saudável e forte é visitar ao menos uma vez ao ano um ginecologista de sua confiança, principalmente depois que ocorrer a primeira menstruação. Vale ainda dizer que além das consultas realizadas periodicamente, toda as mulheres devem manter os exames sempre em dia e adotar hábitos saudáveis no dia a dia. Se você pretende engravidar, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes e depois. Vamos listar aqui alguns dos cuidados importantes que você deve tomar com a sua saúde e com a saúde do seu bebê.

Exames que toda mulher deve fazer – Todas as idades

Cuidados que mulheres devem ter antes e depois de engravidar Conheça os Cuidados que mulheres devem ter antes e depois de engravidar

Alguns exames preventivos e de rotina devem ser feitos durante toda a vida de uma mulher, como o exame de colesterol total, creatina, glicemia, triglicerídeos, hemograma, avaliação da função hepática (TGP e TGO) e exame de urina. Isso porque com o início da puberdade, o sistema reprodutor feminina sofre algumas complicações, por isso mesmo a importância de um exame médico periódico. Outro hábito preventivo também deve ser adotado em todas as idades, como controle do peso com a prática de exercícios físicos e manter sempre uma alimentação balanceada. Isso porque se ocorre um acúmulo de tecido adiposo em excesso no corpo, acontece um desiquilíbrio entre as funções dos órgãos, favorecendo assim o aparecimento de doenças, como o câncer.

Gravidez

Cuidados antes de engravidar

Se você está planejando ter um bebê em breve, é importante que faça alguns exames considerados de rotina, como de glicemia, de sangue e de colesterol. Além disso, visite o seu ginecologista para esclarecer qualquer tipo de dúvida. Em geral, ele poderá solicitar que você faça um exame de raio-x realizado com contraste, também conhecido como histerossalpingografia, e ainda um exame endoscópico, que servirá para avaliar mais profundamente o sistema de reprodução da mulher, conhecido também como histeroscopia.

Conheça os Cuidados que mulheres devem ter antes e depois de engravidar

Confira mais

Se você pretende engravidar também é recomendado que sejam feitos alguns exames sorológicos, que ajudam a pesquisar a imunidade do corpo contra algumas doenças, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovirose. Quando estas doenças ocorrem na gestação, podem prejudicar a saúde do feto e causa retardo mental, problemas de visão, defeitos congênitos e ainda pode levar à morte.

Cuidados que mulheres devem ter antes e depois de engravidar - saiba mais

Pré-natal

Depois de engravidar é importante realizar exames conhecidos como pré-natal. Isso porque eles ajudam a diminuir a ocorrência de doenças e evita a morte da mãe e também do bebê. Por isso, os exame mais indicado nesta fase é o hemograma, que ajuda a avaliar a presença de anemia, e ainda exame de glicemia de jejum, tipagem sanguínea, ultrassom transvaginal ou pélvico e avaliação da função tireoidiana. Deverão ser realizados também alguns exames sorológicos, como os para indicar o HIV, hepatite tipo B, hepatite tipo C, sífilis, toxoplasmose e rubéola. Para mais informações e cuidados que devem ser tomados antes e depois da gravidez consulte o seu ginecologista.

Pesquisar
Artigos Relacionados