Cuidados com os Problemas do Verão: Irritação nos Olhos, Insolação e Cortes na Pele

links patrocinados

Cuidados com os Problemas do Verão: Irritação nos Olhos, Insolação e Cortes na Pele

O verão além do sol, é também sinônimo de diversão e de relaxamento. Mas, sem os cuidados adequados o passeio para a praia pode acabar virando uma grande dor de cabeça. Por isso, é muito importante se hidratar bem, utilizar protetor solar e tomar cuidado com o consumo de alimentos. Além desses cuidados, também é muito importante tomar outros cuidados para que pequenos acidentes e incidentes não aconteçam.

Cuidados com os problemas do verão: Cortes causados por espinhas de peixe e outros materiais

Cuidados com os Problemas do Verão: Irritação nos Olhos, Insolação e Cortes na Pele Confira os Cuidados com os Problemas do Verão: Irritação nos Olhos, Insolação e Cortes na Pele

Um dos principais cuidados que devem ser tomados durante o verão é com os cortes causados pelas espinhas de peixes ou por outros materiais. As feridas causadas por ouriços do mar, por corais, por arria e espinhas de peixe são extremamente dolorosas e podem causar infecções, já que em muitas espécies pode haver veneno.

Por isso, em caso de acidente, lave o local imediatamente e cubra-o com uma atadura ou com um pano limpo. Em seguida, dirija-se imediatamente para o hospital mais próximo para que um médico verifique a gravidade do problema.

Cuidados com os Problemas do Verão: Irritação nos Olhos, Insolação

Insolação

Deve-se tomar cuidado com a insolação no verão, isso porque nem sempre o indivíduo com insolação apresenta queimaduras de sol. Além disso, os sintomas são variados, como ressecamento e ardência da pele, náuseas, desidratação, alteração do nível de consciência, vermelhidão, respiração e pulsação acelerada, dores de cabeça e aumento da temperatura corporal. Outros sintomas envolvem fadiga acentuada, prostração, vômitos e mal estar.

A insolação acontece quando o corpo fica com uma temperatura elevada, fazendo com que a capacidade de transpiração seja afetada e incapacitando o corpo a se resfriar. Por isso, se você está com insolação é recomendado muito repouso e ainda muita ingestão de água, principalmente por que o maior perigo dessa exposição intensa ao calor é a desidratação.

Saiba os Cuidados com os Problemas do Verão: Irritação nos Olhos, Insolação e Cortes na Pele

Irritação nos olhos

Outro problema muito comum no verão é a irritação nos olhos, que causa uma coceira que parece que nunca vai ter fim. Mas, quanto mais você esfrega os olhos, mais vermelhos eles ficam. Mas o problema não acaba aí, já que a irritação nos olhos pode fazer com que o indivíduo sinta incômodo para enxergar e ainda causa um inchaço nas pálpebras.

Vale ressaltar ainda que um dos causadores da irritação nos olhos são os microrganismo que ficam na água do mar e na concentração de sol. Por isso, se você está com irritação nos olhos é importante evitar mergulho em águas que estejam impróprias para o banho, já que elas podem conter uma alta taxa de microrganismos que causam infecções e inflamações.

Cuidados com os Problemas do Verão: Irritação nos Olhos, Insolação e Cortes na Pele - saiba mais

Saiba mais

Outra dica para evitar a irritação nos olhos é ficar sempre atento às piscinas com cloro. Evite mergulhar nelas com os olhos abertos sem nenhum tipo de proteção. Outra dica é utilizar óculos de sol que funcionam como uma espécie de barreira para os elementos externos, como a areia e evita ainda a passagem dos raios ultravioletas.

Se os olhos já estiverem irritados, evite coçá-los e lave o rosto com água corrente ou água mineral. Compressas feitas com soro fisiológico também ajudam a diminuir a coceira e a vermelhidão.

Pesquisar
Artigos Relacionados