Corinthians e São Paulo têm 8% de chances de rebaixamento

links patrocinados

Corinthians e São Paulo têm 8% de chances de rebaixamento

O momento no Campeonato Brasileiro é muito diferente para São Paulo e Corinthians. O tricolor paulista, após um grande período irregular na competição, parece ter acertado o pé. A equipe tem a segunda melhor campanha nas últimas cinco rodadas, atrás apenas do Goiás. Se considerarmos apenas as últimas 15 partidas disputadas no Brasileirão de 2013, o São Paulo estaria no G-4.

Saiba mais

A situação do principal rival é completamente oposta.

Corinthians e São Paulo têm 8% de chances de rebaixamento Corinthians

O Corinthians, que já esteve na disputa por uma vaga na Libertadores, apresentou uma queda de produção impressionante nas últimas rodadas. A campanha recente do Corinthians é um sinal de alerta: considerando as últimas cinco rodadas, o Corinthians tem apenas a 16ª melhor campanha, apenas uma posição à frente da zona de rebaixamento. Se levarmos em conta as últimas dez partidas, o Corinthians é o penúltimo colocado na tabela, à frente apenas do Coritiba. Dos últimos trinta pontos disputados, o Timão conseguiu apenas sete. O São Paulo, por outro lado, conquistou 19.

São Paulo

Rebaixamento

Há poucas rodadas, o rebaixamento era uma possibilidade real para o tricolor paulista. A equipe ainda está próxima do Z-4 – são 37 pontos, contra 32 do Criciúma, atual 17º colocado -, mas suas recentes atuações, comandadas principalmente por Paulo Henrique Ganso, têm afastado cada vez mais o fantasma do rebaixamento.

O Corinthians, por outro lado, tem razões de sobra para se preocupar: a equipe tem os mesmos 37 pontos do São Paulo, mas sua campanha decepcionante deixou o elenco em alerta. Na última quinta-feira, 17 de outubro, a diretoria alvinegra teve uma longa reunião com o técnico Tite. A demissão do treinador era dada como certa, mas Tite permanece no cargo.

Zona de Rebaixamento

Probabilidades

Tanto o São Paulo como o Corinthians têm 8% de chances de cair. Abaixo deles, Bahia e Fluminense apresentam uma probabilidade maior, de 17%. Coritiba (40%), Criciúma (54%), Vasco (55%) e Ponte Preta (58%) vêm na sequência. Pelas contas do matemático Oswald de Souza, o Náutico já está rebaixado para a Série B de 2014.

Na ponta de cima da tabela, o Cruzeiro segue tranquilo para a conquista do título. A equipe mineira está com 96,5% de chances de vencer o Brasileirão de 2013. Neste momento, com 29 das 38 rodadas concluídas, apenas as equipes do G-4 têm chance de vencer o torneio. O Grêmio tem 2% de probabilidades, o Atlético-PR tem 1% e o Botafogo aparece com 0,5%. Estas são, também, as únicas equipes que já eliminaram qualquer possibilidade de rebaixamento.

Corinthians e São Paulo têm 8% de chances de rebaixamento - confira

Mais informações

A partir da quinta posição, ainda há chances matemáticas de queda. Contudo, isso é praticamente impossível na edição de 2013 do campeonato. Vitória e Goiás, por exemplo, têm 0,2% de chances de cair, ou seja, uma em 500.

Há poucas rodadas, o São Paulo tinha uma chance de rebaixamento superior a 50%. O mérito da atual campanha é atribuído a Muricy Ramalho, que tem conseguido dar padrão tático à equipe. Tite, por outro lado, segue tendo dificuldades em reorganizar o Corinthians desde a saída de Paulinho.

Pesquisar