Copa do Brasil 2013: confrontos da fase eliminatória

links patrocinados

Copa do Brasil 2013: confrontos da fase eliminatória

A Copa do Brasil começou a ser disputada em 1989 e, atualmente, é o segundo maior torneio de futebol do Brasil em termos de prestígio, ficando atrás apenas do Campeonato Brasileiro. Se levarmos em conta o número de equipes participantes, a Copa do Brasil é, de fato, a maior competição nacional. Ao todo, 86 equipes disputam o título, em uma competição com nove meses de duração. Todos os estados da federação possuíam pelo menos um representante na Copa do Brasil em suas fases iniciais.

História da Copa do Brasil

Copa do Brasil 2013: confrontos da fase eliminatória Copa do Brasil 2013

Copa do Brasil – a ideia foi, exatamente, “democratizar” o futebol do país após o enxugamento do Brasileirão no final da década de 1980. A principal competição brasileira chegou a ser disputada por 94 times. Contudo, em 1986, o número foi reduzido para 44, o que irritou algumas federações menores, que não teriam mais a oportunidade de ver seus clubes disputando jogos com as grandes equipes do futebol nacional. Por isso, a CBF decidiu pela organização de um torneio paralelo, a Copa do Brasil, que teve o Grêmio como primeiro campeão.

Embora o topo do ranking de títulos da competição seja ocupado por grandes clubes brasileiros, como Grêmio, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Palmeiras, a Copa do Brasil realmente se tornou uma oportunidade para equipes menos tradicionais. Exemplo disso são os títulos conquistados por Juventude, Criciúma, Paulista e Santo André.

Fase eliminatória

Regulamento da Copa do Brasil

A Copa do Brasil é dividida em quatro grandes fases, além de uma preliminar, que teve apenas uma partida. Neste jogo único, foi disputada uma vaga entre Desportiva Ferroviária e Atlético Acreano, com vitória da primeira equipe por um placar agregado de 6 a 5. A primeira fase é disputada por 80 equipes, em partidas eliminatórias. Na segunda fase se enfrentam as 40 equipes classificadas, no mesmo sistema anterior. É importante lembrar que, nas fases iniciais, o visitante que conquistar uma vitória com saldo de dois ou mais gols, na primeira partida, elimina o jogo de volta.

Na terceira fase, dez clubes se classificam para a fase final. Neste momento da Copa do Brasil, entram em cena as equipes que estavam participando da Libertadores, totalizando 16 equipes na disputa do título. No início de agosto, a CBF realizou o sorteio da última fase eliminatória da Copa do Brasil de 2013.

Confrontos da fase eliminatoria

Confrontos das fases finais da Copa do Brasil

AS equipes foram divididas em duas grandes chaves. Na primeira delas, os confrontos serão Corinthians x Luverdense, Grêmio x Santos, Salgueiro x Internacional e Atlético-PR x Palmeiras. Na outra chave, os jogos serão Goiás x Fluminense, Vasco da Gama x Nacional-AM, Atlético-MG x Botafogo e Flamengo x Cruzeiro.

Copa do Brasil

Calendário da fase final

As oitavas de final da Copa do Brasil acontecem entre 21 e 28 de agosto. O torneio, então, entra em recesso, voltando apenas no dia 22 de outubro, quando começam as quartas de final. As semifinais serão disputadas entre 6 e 13 de novembro, enquanto as duas partidas da final acontecem nos dias 20 e 27 de novembro.

Pesquisar
Artigos Relacionados