Copa 2010

links patrocinados

Copa 2010

Copa 2010

A Copa do Mundo da FIFA de 2010 aconteceu de onze de junho a onze de julho na África do Sul.

Sobre o país-sede da Copa do Mundo da FIFA de 2010

A copa de 2010 foi a primeira a ser realizada dentro da rotação continental, quando são alternados os países onde ocorre a competição entre membros de cada confederação. Os países que se candidataram para sediar a copa em 2010 foram África do Sul, Egito e Marrocos e Líbia e Tunísia, que se candidataram de maneira binacional. No início de maio de 2004, ano em que o país-sede seria escolhido, Líbia e Tunísia desistiram da candidatura após a junção dos dois países ser rejeitada. Assim sendo, permaneceram na disputa Egito, que não recebeu nenhum voto no dia da escolha, e África do Sul e Marrocos. Este também não recebeu nenhum voto e África do Sul foi declarado palco da competição após contabilizar quatorze votos.

Para garantir que a copa fosse realizada da melhor maneira possível, foram construídos cinco novos estádios para a prática de futebol na África do Sul, visto que os estádios existentes no país serviam apenas para abrigar partidas de críquete e rúgbi. Em 2009 operários que estavam envolvidos em reformas em hospitais, ferrovias, aeroportos, rodovias e estádios decidiram iniciar uma greve para receber aumento salarial em torno de 15%. As obras ficaram atrasadas e a FIFA chegou a cogitar a mudança de sede para outro país. Alemanha, que tinha toda a infraestrutura necessária, Espanha e Austrália foram convocados, mas os operários da África do Sul conseguiram terminar as obras a tempo e a competição pôde ser realizada tranquilamente no país previamente escolhido.

Participantes Copa 2010

Sobre o evento

Os jogos da copa foram realizados em Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Johanesburgo, Nelspruit, Polokwane, Porto Elizabeth, Pretória e Rustemburgo. Ao todo trinta e duas seleções foram convocadas para disputar as partidas, entre elas as da Alemanha, África do Sul, Argélia, Austrália, Argentina, Brasil, Chile, Camarões, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, França, Estados Unidos, Gana, Honduras, Grécia, Inglaterra, Japão, Itália, México, Nova Zelândia, Nigéria, Países Baixos, Portugal, Paraguai, Sérvia, Uruguai e Suíça.

O mascote escolhido para esta edição do evento foi o leopardo Zakumi, cujo nome remete à abreviação do nome do país sede e também ao número dez, a música-tema escolhida foi Waka, Waka, interpretada pela cantora colombiana Shakira e a bola foi chamada de Jabulani, que significa celebrar.

Grupos Copa 2010

Jogos

O Brasil só sobreviveu até as quartas de final, quando foi eliminado pela seleção da Holanda. Gana, Argentina e Paraguai também foram eliminados nesta fase e apenas Alemanha, Espanha, Holanda e Uruguai avançaram. Espanha e Holanda foram para a grande final, enquanto que Alemanha e Uruguai disputaram o terceiro lugar, ocupado pela Alemanha.

A grande final aconteceu em Johanesburgo, no dia onze de julho e iniciada às três e meia da tarde. O jogo permaneceu equilibrado durante um bom tempo, sem gols marcados por nenhuma das equipes. Foi só na prorrogação que o jogador da Espanha, Iniesta, marcou um gol, o único da partida, garantindo a vitória.

Copa 2010 África do Sul Brasil na Copa 2010

Vídeo Copa 2010

Confira um vídeo com os gols de uma partida da Copa 2010

Pesquisar