Controlando a Pressão Alta

links patrocinados

Controlando a Pressão Alta

A hipertensão arterial, também conhecida apenas como pressão alta, é a grande vilã de uma série de males, que não envolvem somente o sistema circulatório. Em geral, pessoas com pressão igual ou superior a 140/90 mmHg recebem um diagnóstico de hipertensos e estão mais sujeitas a sofre com falhas nos rins, no coração e até mesmo no cérebro. Mas, vale ressaltar que ter hipertensão arterial não significa ser hipertenso. Apesar de ser uma doença que não tem cura, a pressão alta pode ser controlada, mas para isso, é importante fazer exames regularmente.

O que é uma pessoa hipertensa?

Controlando a Pressão Alta Saiba controlar a presão

Pessoas hipertensas costumam permanecer com a pressão, mais alta do que a normal. Pode-se dizer que qualquer pessoa está sujeita a variações de frequência cardíaca, já que momentos de estresse no dia a dia ou um esforço físico mais intenso acabam alterando os números da pressão. Com a adoção de alguns novos hábitos, é possível prevenir o aparecimento da pressão alta e ainda controlar os níveis quando já estão alterados e elevados.

Pressão Alta

Prevenindo a hipertensão com a manutenção do peso ideal e a prática de exercícios físicos

Uma boa maneira de prevenir a hipertensão é manter o peso ideal. Isso porque o sobrepeso acaba aumentando a dificuldade do esforço que o coração faz para bombear o sangue por todo o corpo. Por isso, é importante praticar atividades físicas regularmente, principalmente as aeróbias, que ajudam na melhora do sistema pulmonar e do sistema circulatório. Vale ressaltar ainda que deve-se tomar cuidados com os excessos. Também é importante procurar um médico cardiologista para fazer uma check up geral. Para prevenir-se contra a hipertensão também é importante evitar consumir em excesso de bebidas alcoólicas, já que ele é o grande inimigo de uma pressão controlada.

Confira como controlar a pressão alta

Reduzindo o consumo de sal e mantendo uma dieta saudável

O excesso de sal na alimentação também pode acabar levando a um quadro de hipertensão. Isso acontece porque o excesso acaba favorecendo a retenção de líquidos. Por isso, o recomendado é que você diminua além do sal na comida, o consumo de alimentos em conserva e de enlatados. Para manter a hipertensão sempre por longe, também é importante manter uma dieta saudável. O ideal é optar pelo consumo de verduras, frutas e legumes.Vale ressaltar que não é necessário cortar a carne, mas de preferência aos pedaços com menos gordura. Outro cuidado que se deve ter para evitar a hipertensão é evitar medicamentos que podem elevar a pressão. Todo medicamento só deve ser tomado com recomendação e prescrição médica.

Controlando a Pressão Alta - saiba mais

Estresse

Para prevenir-se da hipertensão também é muito importante controlar as emoções. Uma boa dica é optar por fazer atividades relaxantes durante o dia. Outra dica é medir a pressão pelo menos uma vez ao ano e realizar exames médicos regulares. Estas são as melhores formas de se prevenir contra o aparecimento de problemas mais sérios. Além disso, esse hábito ajuda a identificar qualquer tipo de problema ainda no começa, o que contribui para um tratamento mais eficaz.

Pesquisar
Artigos Relacionados