Composição do Leite

links patrocinados

Composição do leite

Composição do Leite

Você já se perguntou qual é a composição do leite de vaca? O leite de vaca é um produto industrializado muito consumido no Brasil e sempre é válido se perguntar a respeita de suas propriedades e composição, que pode variar de região para região e de fabricante para fabricante, conforme o produto e conforme sua origem. Em média, para se ter uma ideia, o leite é composto de cerca de 80% de água (natural de sua composição) e o restante se constitui em elementos sólidos, os quais são os lipídios ou gorduras, sais minerais, carboidratos, vitaminas e proteínas. Esses elementos vão variar de quantidade de acordo com os tipos de leite, como o desnatado, o semi desnatado e o integral. Saiba mais sobre a composição do leite e tire algumas dúvidas neste artigo.

Composição do leite de vaca: Sais minerais e vitaminas

Na composição do leite de vaca é muito rica em sais minerais, os principais deles são encontrados na forma de fósforo e de cálcio. Há também o ferro, mas este não tem quantidades tão expressivas na composição do leite de vaca. Dos sais minerais podemos destacar o cálcio, um item importante nessa fonte de alimento já que precisamos de uma boa quantidade de cálcio ao dia para nos mantermos saudáveis.

Leite longa vida

Inclusive para quem tem problemas na calcificação dos ossos, além de tomar suplementos de cálcio pode investir em uma porção média de leite diariamente (um copo de 200 ml seria suficiente). Dentre as vitaminas, a que está presente na composição do leite de vaca é a Vitamina C, mas mesmo assim, não representa a quantidade suficiente que o ser humana precisaria ingerir por dia.

Proteínas presentes na composição de leite de vaca

Leite de vaca

Em toda sua composição existem aproximadamente 4% de elementos sólidos no leite de vaca que são as conhecidas proteínas, um elemento essencial para o organismo do ser humano. A mais notória dentre as proteínas presentes no leite de vaca é a caseína. Nos leites desnatados e semi desnatados por exemplo a quantidade de proteínas é menor do que no leite integral, uma vez que as proteínas estão associadas a quantidade de lipídios no produto, assim, quando mais houver gordura, maior será a quantidade de proteínas no leite de vaca.

A Lactose no leite de vaca

Valor energetico do Leite

Na composição do leite um dos elementos mais interessantes e importantes é a lactose, que um carboidrato que funciona como açúcar do leite e também de qualquer um dos seus derivados (queijo, requeijão, soro, etc). A lactose é uma importante forma de energia para bebês recém nascidos, estando presente em 50% (mais ou menos) dos elementos de solidez no leite de vaca desnatado.

Valor energético do leite de vaca

Quando se olha a composição do leite de vaca é bom olhar especificamente a composição energética do produto. Em um leite industrializado integral de embalagem de um litro, por exemplo, o valor enérgico é próximo a 120 kcal o copo de 200ml. O leite não possui nenhum tipo de fibra alimentar mas é de fácil digestão para o organismo.

Minerais do Leite Calcio no Leite

Pesquisar
Artigos Relacionados