Como tratar mau hálito

links patrocinados

Como tratar mau hálito

O mau hálito é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Este é um problema extremamente constrangedor, pois causa incômodo não apenas a quem o possui, mas a todas as pessoas que se relacionam com o indivíduo. Felizmente, com alguns cuidados, podemos tratar o mau hálito de maneira eficiente. Confira, abaixo, algumas das causas do mau hálito e como resolver este problema.

O que causa o mau hálito

Como tratar mau hálito Saiba Como tratar mau hálito

Maioria dos casos de mau hálito, cerca de 90%, tem origem na própria boca. Como sabemos, nossa digestão se inicia na boca, com a mastigação e ação de bactérias. O início do processo de digestão pode liberar alguns componentes que contribuem para o mau hálito, como escatol, putriscina e gás sulfídrico, dentre outros.

O mau hálito também pode ter origem na falta de cuidado com os dentes, ocasionando problemas nas gengivas. Além dos problemas na boca, o mau hálito também pode ter origem nas fossas nasais – cerca de 5% dos casos têm as fossas nasais como problema. As amídalas respondem por 3% dos casos de mau hálito. Ao contrário do que se pensa, problemas estomacais raramente têm relação com a halitose, apenas cerca de 1%. Portanto, na imensa maioria das vezes, o mau hálito pode ser tratado com cuidados bucais.

Confira Como tratar mau hálito

Dicas para combater o mau hálito

Uma das grandes causas do mau hálito é a secura da boca. Por esta razão, é comum que fumantes fiquem com um hálito ruim, ou que acordemos com mau hálito. Portanto, a primeira atitude a se tomar para tratar o mau hálito é beber bastante água.

A escovação dos dentes após as refeições, e antes de dormir, também é essencial para combater o problema. Este cuidado deve incluir também a utilização de fio dental, pois os restos de alimentos que ficam entre os dentes são grandes responsáveis pelo mau hálito. O ideal é utilizar fio dental pelo menos uma vez por dia. A escovação também precisa se estender para a língua, o que ajuda a eliminar partículas de alimentos e equilibrar a quantidade de bactérias na boca.

Como tratar mau hálito - saiba mais

Alimentação

As dietas com poucos carboidratos colaboram para o surgimento do mau hálito. Portanto, evite cortar totalmente os carboidratos de sua alimentação. Pepino, cenoura e maçã, quando ingeridos crus, ajudam na limpeza dos dentes. O café também é um grande inimigo do hálito, pois ajuda na proliferação das bactérias.

Os chicletes sem açúcar também podem auxiliar no combate ao mau hálito. Além do gosto do chiclete, que serve para “maquiar” o hálito, este produto também auxilia na produção de saliva, contribuindo para que o hálito melhore.

Conheça Como tratar mau hálito

Outros problemas

Se, mesmo tomando todos os cuidados, você não conseguir se livrar do mau hálito, o problema pode não estar na boca. Neste caso, um dentista pode te ajudar a diagnosticar as causas do mau hálito. Se você tem problemas como gastrite ou refluxo, é bem possível que esta seja a origem do mau hálito. Nestes casos, consulte um médico especializado, como um gastroenterologista.

Pesquisar
Artigos Relacionados