Como reforçar o sistema imunológico

links patrocinados

Como reforçar o sistema imunológico

O nosso organismo é um complexo onde cada pequena parte tem uma função específica para o bom funcionamento de todas as partes de nosso corpo e para que a vida aconteça de forma correta e uniforme.
Em nosso sangue há diversas enzimas e estruturas responsáveis por praticamente tudo, desde transportar oxigênio até a proteção do organismo contra agentes externos diversos, como vírus. O sistema imunológico é o responsável por esta defesa do organismo. No sangue, ele corresponde aos glóbulos brancos, em especial os leucócitos.
Desde pequenas substâncias nocivas até os mais perigosos vírus, como o HIV, o sistema imunológico nos protege de todas as formas possíveis, evitando que doenças se propaguem dentro de nosso organismo.

Reforçar o sistema imunológico previne doenças

Como reforçar o sistema imunológico Saiba Como reforçar o sistema imunológico

Grande maioria das doenças é causada por vírus, bactérias, fungos, entre outros agentes externos que prejudicam nossas células e estruturas. Por isso, reforçar o sistema imunológico é sempre importante. Isso fortalece nossas defesas e aumenta as chances do organismo se defender sem o uso de medicamentos contra as doenças.
Algumas doenças, como a gripe, não possuem remédios capazes de acabar completamente com elas. Há apenas, amenizadores de sintomas. É o próprio organismo, por meio do sistema imunológico, que expulsa o vírus e acaba com a doença. Por essa razão, reforçar o sistema imunológico ajuda o corpo a lutar contra os vírus de maneira mais rápida e eficaz.

Sistema Imunológico

Alimentos e vitaminas

Basicamente, para reforçar o sistema imunológico, basta que sua alimentação seja balanceada e rica em antioxidantes. Isso facilita a movimentação, a eficácia e a produção de glóbulos brancos pelo organismo.
De qualquer forma, há os alimentos e vitaminas que auxiliam de melhor forma na produção destas substâncias no organismo, o que ajuda a reforçar o sistema imunológico.

Confira Como reforçar o sistema imunológico

Como reforçar o sistema imunológico – saiba mais

A principal vitamina que ajuda no fortalecimento das defesas do organismo é a vitamina C. Presente em frutas cítricas, tomates, morangos, repolho, entre outros alimentos são ricos na vitamina que ajuda na produção dos leucócitos e fortalece o corpo.
Outra importante vitamina é a vitamina A. ela é responsável pela produção de linfócitos, outra substância de defesa do organismo que ajuda na produção e manutenção de membranas protetoras (mucosas). Assim, evita a entrada de vírus e bactérias. Brócolis, cenoura, batata doce, entre outros, são os alimentos ricos nessa vitamina.

Reforce o sistema imunológico

Outras maneiras de reforçar o sistema imunológico

Essas duas vitaminas citadas são apenas algumas das formas de reforçar o sistema imunológico do corpo humano. Há muitas outras substâncias que têm funções importantíssimas para melhorar nossas defesas. O Zinco e o Selênio são sais minerais que ajudam na manutenção do sistema imunológico.
Até mesmo o ácido fólico presente em feijões, fígado de boi, brócolis, couve e espinafre, ajuda na produção de leucócitos na medula óssea, fato que pode reforçar o sistema imunológico.
Enfim, a melhor maneira de reforçar o sistema imunológico é comer de tudo. Além das defesas, você irá manter sua saúde em dia e se proteger de muitas doenças!

Pesquisar
Artigos Relacionados