Como Prevenir a Rinite Alérgica

links patrocinados

Como Prevenir a Rinite Alérgica

Rinite alérgica nada mais é do que uma espécie de inflamação da mucosa nasal. Por isso, quem tem a doença acaba reagindo de uma forma exagerada a certos estímulos, como a exposição aos ácaros, ao pólen ou à poeira. Ao entrar em contato com essas substâncias, a mucosa do nariz acaba se inchando e começa a produzir uma secreção aquosa, que causa obstrução nasal e espirros. No mundo todo, observou-se um aumento na ocorrência da rinite, que ultrapassou 40% da população mundial. Pode-se dizer que a poluição do ambiente presente nos grandes centros urbanos está diretamente ligada a este aumento. Vale ressaltar que a rinite alérgica não escolhe uma estação para acontecer. Seja no inverno ou no verão, quando as oscilações de temperatura e quando o clima está seco, o nosso sistema imunológico acaba ficando mais exposto às crises dessa doença.

Como prevenir os sintomas?

Como Prevenir a Rinite Alérgica Rinite Alérgica

Para evitar e prevenir o aparecimento da rinite alérgica é controlar e cuidar da nossa casa, em especial o quarto onde costumamos dormir. Além disso, é importante trocar a roupa de cama de uma a duas vezes na semana. Retirar os bichos de pelúcia do quarto também é uma boa forma de prevenir os sintomas de rinite alérgica. Outra boa dica é evitar o uso de tapetes e de carpetes, o ideal é optar por pisos que podem ser limpos utilizando apenas um pano úmido.

Saiba Como Prevenir a Rinite Alérgica

Confira mais

Também é importante tirar do armário todas os cobertores, roupas de inverno e demais coisas que possam acumular poeira e que não são utilizados com tanta frequência. Bichos de estimação também não devem ter acesso ao quarto. Outra dica importante é manter sempre o quarto ventilado e arejado. Mas atenção. Se a sua casa está em obra, vai ser uma tarefa muito difícil controlar a rinite. Por isso, o ideal é manter-se afastado da obra se possível.

Confira Como Prevenir a Rinite Alérgica

Evitando a rinite

Evitar os fatores que podem causar os sintomas da rinite é muito importante. Mas vale ressaltar que adotar os cuidados citados acima nem sempre é suficiente. Por isso, o ideal é que você procure a ajuda de um otorrinolaringologista para fazer uma avaliação completa. Isso é importante porque nem sempre o que causa o entupimento do nariz é a rinite alérgica. Muitas das vezes, o entupimento do nariz pode se dar por causa de uma sinusite crônica ou a um desvio de septo. Além de dar um diagnóstico completo e preciso, um otorrinolaringologista é capaz de indicar a você o melhor tipo de tratamento, que pode ser feitos através do uso de antialérgicos usados através das vias nasais ou orais ou ainda através de vacinas.

Como Prevenir a Rinite Alérgica - saiba mais

Recomendação

Apesar de parecer uma boa ideia na hora de tentar aliviar o entupimento do nariz, utilizar produtos vasoconstritores nasais é uma péssima ideia, principalmente se as crises de rinite alérgica forem frequentes. Vale ressaltar ainda que este tipo de medicamento pode acabar viciando o paciente, aumentando assim as chances de ocorrerem hipertensão e facilitando o aparecimento de doenças.

Pesquisar
Artigos Relacionados