Como investir ganhando um salário mínimo

links patrocinados

Como investir ganhando um salário mínimo

A administração do salário mensal é uma das atividades mais trabalhosas da atualidade. A maioria das pessoas costuma ter problemas para administrar seu dinheiro, o que gera dívidas e impede o início de qualquer investimento. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, isso não tem a ver apenas com o valor do salário de cada um. Claro que, quanto mais ganhamos, mais fácil é iniciar um investimento. Mas também é possível começar a investir com pouco dinheiro. Conheça, abaixo, algumas possibilidades para se investir ganhando um salário mínimo.

Os primeiros passos para se investir ganhando um salário mínimo

Como investir ganhando um salário mínimo Saiba Como investir ganhando um salário mínimo

Antes de qualquer coisa, é preciso analisar de maneira extremamente detalhada o seu orçamento mensal. Se você termina o mês sem dinheiro algum no bolso, fica impossível iniciar um investimento de qualquer porte. Ou seja, a primeira coisa a ser feita é colocar todo o orçamento do mês no papel, começando com as coisas inevitáveis: aluguel e contas. Depois, surgem os produtos e serviços mais maleáveis, como a alimentação, por exemplo. Obviamente, não devemos cortar alimentos essenciais de nossas listas de compras, mas é possível substituir marcas e evitar produtos supérfluos, o que já trará alguma economia no final do mês. O vestuário segue a mesma lógica. Dê preferência a promoções e marcas mais baratas. E, sempre que possível, fuja do cartão de crédito. Embora os cartões possam ser aliados em muitos casos, é mais difícil controlar o orçamento quando já começamos o mês tendo que lidar com dívidas do mês anterior.

Confira Como investir ganhando um salário mínimo

Investimentos em poupança para quem ganha um salário mínimo

Inicialmente, tudo o que sobrar de seu salário mínimo deve ir para uma poupança. Embora tenha um rendimento um pouco inferior ao de outras aplicações, a poupança não cobra muitas taxas e tributos. Por isso, enquanto você tiver menos de R$5 mil, a melhor opção é evitar outros tipos de investimentos.

Saiba Como investir ganhando um salário mínimo

Analisando investimentos

Quando você já tiver uma quantia considerável, em torno de R$5 mil, é possível pensar em possibilidades para investir. A maioria das pessoas recorre aos chamados fundos de investimentos, compostos por diversos investidores. A vantagem, neste caso, é que as taxas e tributos são divididos entre todos. Com este dinheiro também é possível iniciar um pequeno negócio doméstico, com vendas pela internet, por exemplo. As lojas virtuais podem ser criadas gratuitamente e exigem pouca infraestrutura inicial.

O ideal é sempre ler muito a respeito do investimento pretendido. É possível fazer isso pela internet, mas tome cuidado com o tipo de site no qual você obterá suas informações. Fuja de páginas que prometem milagres sem esforço, pois isso simplesmente não existe. Uma ótima dica é o site da Bovespa, que oferece simuladores de investimentos.

Investir ganhando um salário mínimo

Paciência e disciplina

Por fim, não se esqueça de que os investimentos precisam de muita paciência e disciplina para dar resultados. No início, tudo pode parecer um pouco frustrante, com rendimentos pequenos, mas a tendência é que os lucros de seu investimento, seja qual for, aumentem progressivamente com o tempo.

Pesquisar
Artigos Relacionados