Como fazer o cálculo do 13º salário

links patrocinados

Ficar de olho nas leis trabalhistas é um dever do trabalhador para que todos os seus direitos sejam cumpridos. Por isso, nem sempre os empregadores podem agir de má fé. Para não cair em armadilhas financeiras, veja mais informações sobre como fazer o cálculo do 13º salário.

Todo trabalhador tem direito ao 13º salário

13º salário está previsto em lei

O que é o décimo terceiro salário e qual o seu valor

Como está previsto no direito trabalhista instituído no Brasil, todo trabalhador que esteja com carteira assinada faz jus ao seu décimo terceiro salário, que também pode ser conhecido como gratificação de Natal, já que é realizada no final do ano. Trata-se de um valor pago a mais, ao ano, pelo empregador. No caso da lei brasileira, deve ser feito em duas parcelas. Mas uma das dúvidas que muitas pessoas podem ter é sobre como fazer o cálculo do 13º salário.

Em lei desde a década de 1960, por causa do governo de João Goulart, saber como fazer o cálculo do 13º salário é essencial no caso de se ter alguma dúvida se o que foi recebido está correto e de forma legal. O valor recebido pelo funcionário deve corresponder a 1/12 da remuneração de cada mês trabalhado ao longo do ano. Assim, quem teve a sua carteira assinada em agosto, por exemplo, tem direito a 1/12 do salário de 4 meses cheios trabalhados.

Como fazer o cálculo do 13º salário: sabendo sobre o adiantamento

Geralmente, a primeira parcela referente a como fazer o cálculo do 13º salário cai para os colaboradores até o último dia útil do mês de novembro, com a próxima parcela sendo depositada até o final de dezembro, como todos os anos. Assim, muitas pessoas já estão acostumadas em esperar, no final do ano, por aquele dinheirinho extra para passar melhor as festas, por exemplo. Na verdade, é um salário líquido a mais no ano.

O adiantamento, referente ao mês de novembro, não deve possuir nenhum tipo de desconto, já que as deduções referentes ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – e ao imposto de renda só ocorrem no segundo depósito. Sobre como fazer o cálculo do 13º salário, o do adiantamento é fácil de saber: seu valor deve ser de exatamente a metade do salário recebido no mês anterior, de forma bruta.

O adiantamento, referente ao mês de novembro, não deve possuir nenhum tipo de desconto

Descontos na segunda parcela

Se o do mês de novembro é fácil de saber, como fazer o cálculo do 13º salário pode ser um pouquinho mais complicado, mas não impossível. A segunda parcela, que é paga até o dia 20 do último mês do ano, é referente ao próprio salário de dezembro. Nesse caso, é preciso descontar as taxas, inclusive do que foi pago no adiantamento.

Quem recebe horas extras também inclui o valor das mesmas

Como fazer o cálculo do 13º salário com horas extras

Vale lembrar em como fazer o cálculo do 13º salário que, quem recebe horas extras também inclui o valor das mesmas na hora de se realizar a conta da média final. Dessa forma, a gratificação de natal também sai com o valor da hora extra já contabilizada em como fazer o cálculo do 13º salário.

A segunda parcela é referente ao próprio salário de dezembro

Pesquisar
Artigos Relacionados