Cirurgia bariátrica

links patrocinados

Cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica

Sobre a Cirurgia bariátrica

Também conhecida como ‘cirurgia de redução do estômago’, a cirurgia bariátrica é uma das opções para quem necessita perder peso e não teve sucesso nos métodos convencionais. Mas não é recomendada para todos: por ser um procedimento de médio a alto risco, vale apenas para aqueles cuja obesidade tem trazido riscos mais sérios à saúde.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, o Brasil possui mais de 70 milhões de pessoas com peso acima do ideal. O valor é considerado o dobro do estimado em pesquisa semelhante há trinta anos.

Desses mais de 70 milhões, cerca de 18 milhões são considerados ‘obesos’. Essa classificação pode aumentar conforme a situação de cada indivíduo. Um alerta para os obesos ‘mórbidos': devido aos riscos à saúde, o excesso de peso, nesse caso, é tido como doença grave – com risco de falecmento – na opinião dos médicos.

Método da Cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica surge, então, como o método mais aconselhável para quem precisa perder peso e mudar seu ritmo de vida em nome do seu bem-estar. O procedimento envolve uma preparação antecipada. O paciente conta com uma equipe de profissionais que passa a acompanhá-lo antes, durante e depois do processo. As principais alterações acontecem na alimentação e nos hábitos diários.

O fundamental é ter em mente que o organismo mudou depois da cirurgia bariátrica, e o estômago, reduzido, não suporta mais tudo o que paciente tem vontade de comer.

Dessa forma, a quantia e o tipo de alimentos para consumo são limitados. Antes da cirurgia bariátrica, o paciente já segue alguns cuidados em suas refeições, conforme recomendações específicas da nutricionista. Depois da cirurgia, passa por um período de adaptação, que vai da alimentação líquida até a capacidade de seleção da dieta e independência alimentar.

Cuidados antes e depois da cirurgia plástica

A decisão de fazer uma cirurgia plástica deve ser tomada com bastante cuidado. Primeiro, para definir a necessidade e a possibilidade de realizar tal cirurgia. Na maioria das vezes, esse tipo de procedimento é feito por motivos estéticos, e até aí tudo bem. Mas dependendo do que for alterado no corpo de qualquer pessoa, vários procedimentos são necessários.

Primeiramente, é imprescindível consultar médicos especializados e que tenham os alvarás devidos para que o funcionamento da clínica esteja legalizado e o médico, registrado. Isso pode parecer obvio, mas é mais comum do que se imagina médicos atuando na função sem as devidas obrigatoriedades.

Cuidados antes e depois da cirurgia plástica

Cuidados antes e depois da cirurgia plástica Saiba os Cuidados antes e depois da cirurgia plástica

Os principais cuidados antes e depois da cirurgia plástica incluem a pesquisa dos médicos na cidade em que você pretende fazer o procedimento. Depois de encontrar seu médico ideal, procure saber quais são os pré-requisitos para o local que você pretende fazer a cirurgia.

Pessoas que fumam ou que estão acima do peso deverão fazer um pré preparo no sentido de que se faz necessário parar completamente de fumar durante aproximadamente 30 dias antes da cirurgia.

Depois de ter sido feita a cirurgia, os médicos recomendam aos pacientes que eles não se exponham ao sol para evitar manchas; sessões de massagens de drenagem linfática; o máximo de repouso possível nos primeiros dias após o procedimento; troca de curativo com a periodicidade indicada pelo médico e sempre dentro do próprio consultório do especialista. O uso de cintas de contenção é uma boa dica também, já que faz com que o corpo fique mais firme e possa se acostumar com seu novo formato.

Cirurgia plástica

Cuide-se sempre!

O período pós-cirurgia na verdade se estende por muito mais tempo do que somente os próximos dias, já que a manutenção de cirurgias como lipoaspiração, por exemplo, exige um cuidado especial no que diz respeito a alimentação, prática de exercícios com o mínimo de impacto possível para o corpo, evitar usar roupas muito justas, e por aí vai.

Cada cirurgia tem suas indicações de cuidados especiais, mas a verdade é que o corpo em geral exige cuidados em todo e qualquer momento.

Cuidados depois da cirurgia plástica

Particularidades

Deve se dar atenção especial às particularidades que envolvem o procedimento que foi feito na cirurgia. Algumas delas exigem cuidados que nada tem a ver com outros procedimentos, ou seja, não vale pegar somente as dicas de amigos que já fizeram aquela cirurgia ou buscar informações por conta própria. O médico autorizado a fazer qualquer tipo de cirurgia plástica tem a obrigação de fazer o acompanhamento completo do paciente, mesmo que já tenha se passado um bom tempo do tal procedimento cirúrgico.

Cuidados  antes  da cirurgia plástica

Saiba mais

Qualquer dúvida sobre o resultado final da cirurgia também é de responsabilidade do médico, ou seja, não economize na hora de perguntar quais são as técnicas de recuperação mais indicadas para o seu caso. Ter o número do telefone do médico em caso de emergências é sempre uma boa ideia!

Pesquisar
Artigos Relacionados