Cidades sede da Copa 2014

links patrocinados

Cidades sede da Copa 2014

Cidades sede da Copa 2014

No ano passado Joseph Blatter, presidente da FIFA, anunciou para todo o mundo as cidades que serão sede nos jogos da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil. Blatter anunciou também os estádios que serão palcos dos jogos. Ao todo 12 cidades vão ser anfitriãs na Copa do Mundo do Brasil.

A Copa do Mundo de 2014 será a segunda a ser sediada pelo Brasil, a primeira foi em 1950, com partidas disputadas em apenas seis cidades, sendo elas Recife, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A título de curiosidade na Copa de 50 o Uruguai venceu a seleção canarinho na grande final por 2 a 1 e o Brasil amargou o título de vice-campeão dentro de casa.

Saiba quais são as cidades sede da Copa 2014

Sede da Copa 2014

As cidades eleitas para 2014 são Natal (RN), Recife (PE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Salvador (BA), Brasília (DF), Curitiba (PR), são Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Manaus (AM) e Cuiabá (MT). O que não era esperado nesse contexto foi a escolha de Cuiabá e Manaus, que dessa vez receberão os torcedores do Brasil e do mundo nos estádios Verdão e Vivaldão, respectivamente.

Quais foram os critérios para a escolha das cidades?

Cidades da Copa 2014

Havia ao todo 18 cidades candidatas, contudo a base para escolha das anfitriãs dos jogos foi os projetos enviados por elas à FIFA e as visitas técnicas realizadas por membros da comissão técnica da mesma. Ademais, o que foi decisivo na escolha dessas doze cidades se deu em torno da infra-estrutura, à capacidade de receber um grande número de visitantes. Por isso a rede de transporte urbano, a segurança pública, a rede de hotelaria, aeroportos e opções de lazer foram considerados no momento da escolha.

Estádio de abertura e da final da Copa de 2014

A disputa na Copa do mundo não ocorre só com a bola nos gramados, antes mesmo dele começar uma das maiores quedas de braço é saber qual cidade receberá o jogo de abertura e qual cidade receberá a grande final da Copa. Afinal de contas, a cidade que acolher o primeiro jogo do mundial também vai receber o “Congresso Anual da FIFA”, que acontece uma semana antes da Copa.

Jogos Copa 2014

Dessa forma, a cidade da abertura receberá cerca de 200 dirigentes de futebol do mundo inteiro, o que resulta em dinheiro para a cidade, além de ser o centro das atenções da imprensa internacional.
Na Copa do Mundo de 2014 o ginásio Itaquerão, de São Paulo, irá receber o grande jogo de abertura. Já a grande final ficará por conta do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

Reforma e construção dos estádios

As obras da Copa devem ser custeadas pelos seus donos quando os estádios forem particulares, já nos estádios públicos a verba deverá sair dos cofres do Governo Federal. Saiba quais são o estádios que sediarão os jogos e acompanhe em sites especializados o andamento das obras da Copa do Mundo no Brasil.

Estadios da Copa de 2014 Cidades escolhidas para Copa 2014

Pesquisar