Chá verde: como fazer e benefícios

links patrocinados

Chá verde: como fazer e benefícios

Chá verde: como fazer e benefícios

Muitos acreditam que os chás trazem vários benefícios para a saúde, além de ser uma tradição. As crianças, desde bebês, tomam os chás feitos pelas mães ou avós, na tentativa de aliviar dores, como as de cólicas. Quando adultos, as pessoas passam a tomar chá como, praticamente, um ritual, pois a bebida combina muito bem com vários tipos de doces e salgados. E outras pessoas, porém, consomem chás para emagrecer. Muitas dessas bebidas ajudam o metabolismo a trabalhar mais rapidamente e outras tantas inibem o apetite, o que faz, consequentemente, que as pessoas percam peso. Entre os chás que estão fazendo sucesso, entre homens e mulheres, está o chá verde.

Como fazer o chá verde

Preparar um chá verde é muito simples, mas requer algumas dicas. A primeira dica é que não pode exagerar na quantidade de erva (feita com folhas de Camellia sinensis) que irá usar para fazer o seu chá. Utilize uma colher de sopa para cada um litro de água.
Desta maneira, a bebida não vai ficar tão amarga. Depois que você conseguir se acostumar com o gosto, poderá adicionar mais uma colher da erva. Para dar um sabor melhor ao chá, você pode acrescentar outra erva, como hortelã ou erva-cidreira; ou também colocar um pedaço de uma casca de fruta, podendo ser manga ou abacaxi. Algumas gotas de limão também podem ser adicionadas ao chá quando ele já estiver pronto.

Benefícios do chá verde

Benefícios do chá verde

Diversos estudos já apontam os benefícios do chá verde com base em pesquisas e experiências de pacientes. Esses estudos afirmam que a bebida pode ajudar na prevenção de várias doenças, entre elas o câncer. As pesquisas também garantem que o chá verde pode aumentar a proporção de HDL, o colesterol bom, com relação ao LDL, o chamado colesterol mau. Além desses benefícios, o chá verde está sendo bastante indicado para ser bebido durante as dietas, pois aumenta a taxa metabólica, ajudando na queima de calorias. Outro benefício deste chá é que ele pode ajudar na resistência e desempenho de atividades físicas.

Emagrecendo com chá verde

Está comprovado por diversos estudos que o chá verde pode ajudar na perda de peso. No entanto, a ciência ainda não disse com certeza sobre o poder que a bebida tem de fazer as pessoas emagrecerem, nem mesmo se o chá pode acarretar riscos à saúde. Médicos alertam que somente a bebida não faz a pessoa emagrecer. É preciso que o chá seja consumido em conjunto com uma dieta balanceada. Desta forma, mantém o equilíbrio corporal e ajuda na oxidação das gorduras e na liberação das calorias. Mas é preciso que exista disciplina. Se você emagrecer, o chá verde poderá ajudar. Porém, você também precisa fazer uma boa dieta e exercícios físicos regulares.

Dicas e cuidados com o chá verde

Dicas e cuidados

Se você quiser, é possível adoçar o chá verde. Porém, prefira fazer isso com uma colher de estévia ou mel. Isso porque o açúcar pode lhe dar o efeito contrário ao esperado com o emagrecimento. O horário ideal para tomar o chá verde é em jejum. Caso prefira, também é possível tomá-lo durante o café da manhã ou da tarde, duas horas após as principais refeições ou ainda meia hora antes delas. Pessoas com gastrite, que tenham hipertensão, façam uso de medicamentos ou mulheres grávidas não devem tomar o chá verde.

Dicas e cuidados com o chá verde Como fazer chá verde

Pesquisar
Artigos Relacionados