CEF

links patrocinados

CEF

CEF

Sobre a CEF

A Caixa Econômica Federal (CEF) é uma das instituições financeiras mais antigas e tradicionais do Brasil. Foi criada por dom Pedro II ainda na época do Brasil Império, em 1861, com o nome de Caixa Econômica e Monte de Socorro.

A criação da Caixa tinha como objetivo incentivas a poupança e trabalhar com penhores. Seu principal diferencial na época eram as garantias fornecidas pelo governo imperial, diferente de outros bancos que, além de não fornecer a segurança adequada, cobravam taxas excessivas.

O baixo valor das taxas cobradas pela CEF atraiu as camadas mais pobres da população, incluindo os escravos, que guardavam suas economias no banco para comprar, posteriormente, a carta de alforria. Isso fez com que, desde sua criação, a Caixa tenha seu foco no social.

Caixa Econômica hoje

Atualmente a Caixa Econômica é uma das instituições mais sólidas do Brasil e o maior banco público da América Latina. Ao todo são 2229 agências espalhadas pelo país. Além das operações bancárias, a Caixa também centraliza as operações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, programas de habitação popular, Bolsa Família e seguro-desemprego.

Também é de responsabilidade da Caixa o financiamento de diversas obras públicas, repassando verbas para obras de saneamento básico para estados e municípios. A Caixa Econômica se mantém como um órgão público, controlado integralmente pelo Tesouro Nacional.

Loterias

Uma das operações mais conhecidas e procuradas da Caixa Econômica Federal são suas loterias. Ao todo são 10 tipo de jogos, como mega-sena, loteca, lotofácil, timemania e muitas outras.

As loterias da Caixa arrecadam mais de R$5 bilhões de reais por ano. Metade deste valor é repassado para projetos sociais e instituições do Governo Federal, especialmente nas áreas de cultura, educação e esportes, demonstrando que, mesmo depois de 150 anos de existência, a Caixa continua com sua preocupação com a questão social.

CEF Agências da Caixa

CEF Agências da Caixa

Sobre a CEF Agências

O Brasil possui diversas instituições financeiras, sejam elas públicas ou privadas. Isso porque o mundo globalizado exige que as pessoas tenham contas em bancos, seja para receber seu salário, poupar dinheiro ou fazer algum investimento. Os benefícios que cada banco oferece é o que os diferenciam uns dos outros.

Um dos bancos públicos que o nosso país possui é a Caixa Econômica Federal. Ela é a instituição financeira mais antiga do Brasil, e foi fundada por Dom Pedro II, na época do Império. Muita coisa mudou daquela época para cá, mas a tradição da Caixa permaneceu e hoje ela integra um dos maiores bancos brasileiros.

A Caixa no Brasil

A Caixa é o banco que mais possui postos de atendimento ao longo de todo o país. Além das agências existem muitas outras formas de atendimento aos clientes que a Caixa demanda para que todos, em qualquer lugar do Brasil, possam ser atendidos.

A rede de atendimento da Caixa Econômica é bastante extensa. Ao todo, são 2.229 agências, sendo que deste total, 419 unidades disponibilizam o serviço de Penhor. Nas agências o cliente pode encontrar todos os serviços que a Caixa oferece, desde o simples saque até a abertura de contas e conversa com o gerente.

Outros postos de atendimento

Além das agências existem também as 551 unidades de atendimento bancário, 10.954 casas lotéricas, 1.714 postos de atendimento eletrônico, 5.139 unidades correspondentes não-lotéricas equipadas com o Caixa-Aqui e 19.612 postos apenas negociais. Observando apenas até aqui já se pode perceber o tamanho do alcance da Caixa.

Porém, os postos de atendimento não param por aí. Quem precisar tirar dinheiro, efetuar um pagamento ou realizar alguma transação eletrônica disponível nos caixas eletrônicos, o cliente pode se dirigir até um dos 20.186 pontos de auto-atendimento espalhados por todo o país.

O auto-atendimento da Caixa também está disponível no Banco 24h, que possui 11.328 equipamentos, e na rede integrada com o Banco do Brasil, onde o cliente pode encontrar o serviço em mais 5.542 terminais eletrônicos.

Com todos esses serviços fica difícil precisar de um posto de atendimento e não encontrar. A Caixa faz de tudo para que o cliente fique satisfeito e amparado, por isso está há tantos anos no mercado brasileiro.

Pesquisar
Artigos Relacionados