CBF

links patrocinados

cbf

CBF

Sobre a CBF

O futebol é o esporte mais popular no Brasil, isso é obvio. São centenas de times e clubes espalhados por todo o país, reunidos na comoção nacional que é assistir uma partida. O brasileiro sofre e se alegra com o futebol. É o amor e o ódio com o seu time preferido.

Mas o futebol não é uma brincadeira de criança como parece para muitos olhos. É importante ter um órgão com dedicação exclusiva para comandar a prática. No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, é a entidade responsável por organizar a gestão profissional do futebol no Brasil. É ela a responsável pela organização de todo calendário futebolístico do país.

A CBF nasceu como um órgão totalmente destinado a prática do futebol, em 1979. Anteriormente, o esporte
era gerido pela Confederação Brasileira de Desportos, que também era responsável pela prática de outras atividades, como basquete e vôlei.

O que a CBF faz

A CBF está focada nas atividades exclusivas do futebol no país. Ela é responsável pela organização de todos os campeonatos nacionais, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Também participa ativamente de eventos internacionais, como Copa do Mundo, Copa das Confederações, Olimpíadas do Mundo e auxilia na execução da Copa Libertadores da América.

A seleção brasileira de futebol é a equipe supervisionada de perto pela Confederação. A equipe feminina de futebol e também as demais classes de base estão ligadas ao gerenciamento da CBF. Porém, a CBF não precisa responder ao Governo Federal, sendo autônoma em suas tomadas de decisão.

Copa do Mundo de 2014

A CBF é uma das responsáveis pela gestão da Copa de 2014, que será realizada no Brasil. Ela deve auxiliar a Fida e o Comitê Organizador na execução de atividades relacionadas ao campeonato. A CBF deve indicar todos só estágios e campos de treinamento para as demais seleções, sendo necessário passar por avaliação da Fifa e do Comitê. Atualmente, o presidente em gestão é Ricardo Teixeira.

Ranking da CBF

Outra atividade realizada pela entidade é a organização do ranking da CBF. Nele, todos os times do país fazem uma disputa de pontos corridos pela primeira colocação, que dá o título de melhor time nacional. O ranking é atualizado anualmente pela CBF e ela deve fazer a atribuição de todos os jogos e campeonatos que as equipes participaram.

 

CBF Brasil

CBF Brasil

Sobre a CBF Brasil

O futebol é, de longe, o esporte mais popular no Brasil, líder de preferência de milhões de pessoas, que acompanham atentamente os campeonatos que acontecem ao longo de todo ano, além de jogos da seleção brasileira, que praticamente param o país, sobretudo em época de Copa do Mundo.

Por trás deste esporte que movimenta o país está a CBF, a Confederação Brasileira de Futebol. A entidade é o órgão responsável pela organização e gestão do futebol profissional no Brasil, incluindo os campeonatos nacionais, além da própria seleção brasileira.

A CBF existe, com este nome e estrutura desde 1979, antes, o órgão era conhecido como CBD, Confederação Brasileira de Desportos. Com esta mudança, o futebol passou a ser gerido exclusivamente pela CBF, já que antes a CBD era responsável não apenas pelo futebol, mas também os demais esportes olímpicos.

As atribuições da CBF

A CBF atualmente é responsável pela organização do Campeonato Brasileiro, em suas quatro divisões, além de competições como a Copa do Brasil. O futebol feminino e sua seleção nacional também estão entre as atribuições do órgão nacional, que não possui qualquer ligação com o governo brasileiro.

A seleção brasileira também é supervisionada pela CBF. Não apenas a equipe profissional está a cargo da entidade, mas também as chamadas ‘categorias de base’, ou seja, as equipes sub-20, sub-17 e sub-15, onde é feito um trabalho pela revelação de novos jogadores que possam vir a defender o time nacional profissional.

Nos últimos anos a CBF passou a estar ligada a outro evento importantíssimo. A Copa do Mundo de 2014 será realizada no país, e embora seja de responsabilidade da Fifa e de um Comitê Organizador, a CBF também auxilia nos trabalhos do Mundial. A ligação maior entre CBF e a Copa de 2014 se dá principalmente através de Ricardo Teixeira, presidente da entidade e também do Comitê.

Escândalos e suspeitas

Outro fato constantemente ligado à CBF são as acusações de irregularidades. Desde a década de 1990 a entidade lida com suspeitas de fraudes em seus negócios. A CBF, inclusive, já foi alvo de investigação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), e mais recentemente viu o nome de Ricardo Teixeira ser associado a um escândalo de propina na Fifa, que teria ocorrido durante a escolha do Qatar como país-sede da Copa do Mundo de 2022.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados