Causas e tratamento da gagueira

links patrocinados

Causas e tratamento da gagueira

A gagueira é um distúrbio que causa uma disfluência na fala. A principal causa da gagueira é a transmissão de genes, ou seja, a gagueira é uma patologia transmitida de pai para filho, cerca de 5% das crianças que estão na faixa de 2 a 5 anos tendem a desenvolver a gagueira, destes 5%, 1% permanece na vida adulta destas crianças, dentre outros fatores que causam a cagueira, os derrames e demais lesões cerebrais são o mais ocorrido, mas, a timidez também pode influir consideravelmente da gagueira, em recorrentes casos, pessoas são gagas apenas quando falam em público ou estão muito tensos. Por mais que esta seja uma patologia que abrange tanto homens quanto mulheres, porém, é mais comum de ocorrer em homens.

Percepção e tratamento da gagueira

Causas e tratamento da gagueira Conheça as Causas e tratamento da gagueira

Primeiramente, não tem como sabermos que uma pessoa será ou não gaga, a gagueira se desenvolve naturalmente na fase adulta daqueles que contêm o gene específico da gagueira. Desta forma, é necessário acompanhar de perto as crianças que estão entre os 2 e 5 anos, preste atenção na forma a qual esta criança fala, se há muitas repetições e também problemas fônicos. Caso você perceba um excesso de repetição ocorrido por mais de seis meses, você deve levar esta criança ao fonoaudiólogo imediatamente, pois quanto mais tempo, mais difícil será de curar a gagueira.

Gagueira

Confira mais

Para uma criança, a gagueira pode influir em diversos aspectos do seu desenvolvimento, primeiramente, para se relacionar, a gagueira normalmente está associada a timidez, visto que, nesta fase, as crianças zombam muito umas das outras, desta forma, uma criança gaga pode, de certa forma, ficar deslocada em seu meio social, portanto, é preciso dar início ao tratamento assim que possível, pois, com o passar dos anos, além do tratamento se tornar mais dificultoso, poderão haver traumas.

Tratamento da gagueira

Tratamentos da Gagueira

O tratamento da gagueira deve ser realizado por uma fonoaudióloga, a principal forma de tratamento é o trino, quanto mais o gago treinar as palavras que tem dificuldade, quanto mais este se prostrar em frente a um espelho e ficar lendo e repetindo frases e textos, sua dicção ficará mais apurada e a gagueira, aos poucos vai diminuindo. Junto aos exercícios orientados pela fonoaudióloga, o mais aconselhável é que o paciente realize juntamente a este, um acompanhamento psicológico, visto que, grande parte da dificuldade em falar sem gaguejar está em bloqueios mentais.

Portanto, o tratamento mais completo o qual uma pessoa gaga pode realizar é ir ao fonoaudiólogo e também ao psicólogo, desta forma, tanto a parte da repetição, quanto a questão psicológica, inclusive da autoestima, serão tratadas.

Causas e tratamento da gagueira - saiba mais

Será que sou Gago?

Uma das maires curiosidades a respeito da gagueira é a percepção desta, muitos gagos não têm consciência de que são gagos, o que dificulta consideravelmente o tratamento da gagueira. Nestes casos em que a pessoa não percebe que é gaga, existem dois lados, um positivo e outro negativo, o negativo é a dificuldade do tratamento, pois a pessoa “não aceita” que tem a patologia e o positivo é que, uma vez que esta aceite e inicie o tratamento o seu tratamento é muito mais rápido, pois não há trauma psíquico.

Pesquisar
Artigos Relacionados