Canal de dente

links patrocinados

Canal de dente

Canal de Dente

O que é Tratamento de Canal?

Os tratamentos de canal consistem em tratar uma polpa danificada ou morta. A polpa do dente esta posicionada entre a raiz e a ponta do dente, quando acontece uma quebra no dente ou uma cárie, é geralmente esta parte que fica danificada causando dor. O tratamento consiste na eliminação desta polpa, após acontece uma limpeza e a retirada dos canais para depois haver o preenchimento e a colocação de uma coroa que pode ser metal ou de porcelana.

A durabilidade de um dente que passou por este procedimento pode ser por toda a vida, se a pessoa adquirir hábitos de escovação e limpeza frequentes, porém se não houver o cuidado com o dente tratado a cárie pode voltar, precisando de um novo tratamento de canal e até a retirada do dente necessitando de uma prótese.

A Endodontia

Tratamento de canal

A Endodontia é uma parte da Odontologia e sua finalidade é buscar entender e tratar todos os problemas relacionados com a polpa do dente, isto é, com os canais do dente. O não tratamento dos canais pode ter duas repercussões, um agravamento gradual dos problemas relacionados às polpas dos dentes levando a complicações maiores ou o acumulo de pus e a remoção destes dentes, causando inclusive infecções mais graves que podem vir a se espalhar pelo organismo.

Embora muitas pessoas tenham medo, o tratamento de canal não dói. O que acontece é que quando a pessoa procura por ajuda, a polpa do dente já se encontra muito inflamada devido ao inchaço que comprime os nervos e acontece a dor. Quando a polpa do dente morre não ocorre dor, porém esta morte pode levar a um quadro de infecção da raiz dentária corroendo-a e preenchendo o local com pus.

Inflamacao no dente

O tratamento do canal consiste em anestesiar a polpa do dente e, através de uma agulha exterminar os nervos que causam dor. Depois desse processo é realizada uma limpeza do local que consiste em deixar o dente oco, para depois preenchê-lo com cimento e revesti-lo com uma obturação que pode ser de porcelana ou metal. A porcelana é sempre mais aconselhada, devido seu aspecto semelhante à cor do dente.

O Tratamento

Dente com problemas

O tratamento acontece através anestesias e da retirada da polpa inflamada. Por mais que vários dentistas tenham autorização para tratar e manipular as polpas dos dentes, os que mais se aprofundaram no assunto são os endodontistas, em seus consultórios são realizadas cirurgias, tratamentos de canal e todos os procedimentos de retirada de polpa com maiores cuidados e aparelhagem correta.

Algumas dores nem sempre significam que a polpa está inflamada, por exemplo, sensibilidade a quente ou frio, doce ou salgado ou mesmo em dentes cariados ou com a raiz exposta. O tratamento pode ser feito em apenas uma sessão se a polpa estiver viva e não constar inflamação, já com inflamação duas sessões e se a polpa estiver morta são necessárias várias sessões a fim de prevenir complicações na raiz ou mesmo o acumulo de pus, que pode acabar contaminando o sangue e levando o paciente a óbito.

Inflamacao nos dentes Como cuidar dos dentes

Pesquisar
Artigos Relacionados