Campeonato Carioca

links patrocinados

Campeonato Carioca

O Campeonato Carioca é um dos campeonatos estaduais mais antigos e tradicionais do Brasil, este começou a ser disputado no ano de 1979, sendo portanto, o terceiro campeonato estadual mais antigo do Brasil, ficando atrás, apenas do campeonato da Bahia e de São Paulo, assim que o estado de Guanabara foi anexado ao estado do Rio de Janeiro, antes desse marco geográfico, existiam duas competições, uma do estado de Guanabara, denominado Carioca e o outro, ao estado do Rio de Janeiro, denominado Fluminense. Após alguns consensos, foi determinado que o nome do campeonato estadual originado da união dos dois estados seria Carioca, fazendo alusão à capital, Rio de Janeiro.

Vencedores do Campeonato Carioca

Campeonato Carioca Campeonato Carioca - saiba mais

Primeiro campeão carioca foi o Fluminense e o vice campeão foi o Paysandu, o Fluminense foi campeão por três vezes consecutivas, nos três primeiros campeonatos, além disso o Fluminense é o time campeão do Campeonato Carioca por mais vezes, ao todo, 31 primeiros lugares, 22 segundo lugares e 21 terceiros lugares, destas 31 vezes em que o Fluminense foi campeão, três foram de forma invicta e em 12 finais, o Fluminense foi o campeão e o Flamengo ficou com o segundo lugar e o inverso disso, ou seja, o Flamengo em primeiro lugar e o Fluminense em segundo ocorreu onze vezes. Desta forma, o clássico Flamengo versus Fluminense numericamente é o maior clássico do Campeonato Carioca.

Confira Campeonato Carioca

O País da Economia do Futebol

Que o Brasil é movido pelo futebol não é uma novidade para ninguém, entretanto, muitas pessoas não param para pensar em quantas coisas estão por trás deste esporte importando dos ingleses. Primeiramente, o número de mão de obra, para construir o estádio, inúmeros trabalhadores estão por trás, aqueles que construíram as vigas metálicas, aqueles que fabricaram o cimento, os tijolos e os vidros, os engenheiros, os arquitetos, os pedreiros, serventes de obra, mestres de obra, pintores entre outros, com o estádio pronto, a mão de obra se torna fixa, atendentes, jogadores, treinadores, comissão técnica, médicos, fisioterapeutas, serventes, eletricistas, entre outra infinidade de trabalhos secundários como, por exemplo, atendentes naqueles quiosques do time no shopping.

Campeonato Carioca - confira

Confira mais

Portanto, devemos levar em conta que, a maior paixão brasileira, faz muito bem à economia nacional, são, pelo menos, dois times por capital e um time por cidade (há exceções), logo, dezenas de milhares de trabalhos sendo criados, bilhões de reais sendo girados e ainda, milhões de brasileiros se divertindo.
Desta forma, antes de criticar este esporte, devemos ter consciência de que este esporte move uma parte considerável da economia brasileira.

Campeonato Carioca - saiba mais

A Tradição dos Campeonatos Estaduais

Os campeonatos estaduais ocorrem simultaneamente em todo o Brasil, estes são a primeira competição futebolística do ano no país, sendo portanto o lançamento da campanha anual dos times, normalmente, os clássicos do futebol nacional são firmados entre os times de um mesmo estado, desa forma, os campeonatos estaduais inflamam os torcedores desde as suas primeiras partidas, visto que ocorrem pelos menos, dois clássicos, cada um na casa de um dos clubes.

Pesquisar
Artigos Relacionados