Caixa Econômica PIS e FIES

Caixa Econômica PIS e FIES

Caixa Econômica PIS e FIES

As instituições bancárias oferecem os mais variados tipos de financiamento visando desde a aquisição de imóveis e outros bens, até o pagamento da universidade. Entre esses benefícios a Caixa Econômica Federal oferece o Financiamento Estudantil (FIES) que por ser uma instituição pública também é responsável por administrar e prover alguns benefícios relacionados ao Governo, como o Programa de Integração Social (PIS).

FIES

O FIES foi criado em 1999 em substituição ao Programa de Crédito Educativo, e desde então mais de 550 mil estudantes já foram beneficiados, totalizando uma aplicação de recursos de aproximadamente seis bilhões de reais.

Em 2005, o financiamento também passou a ser concedido àqueles que possuem bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (PROUNI), e desde então mais de nove mil estudantes foram beneficiados.

Entre todos os programas realizados pelo Governo Federal, o FIES é o único que conta com a maior parte do processo informatizado, sendo que a adesão das instituições ao programa, a inscrição dos estudantes e divulgação dos resultados e entrevistas são feitas exclusivamente pela internet, o que representa comodidade e facilidade aos interessados no financiamento e garantem a transparência de todo esse processo.

A criação desse financiamento visa democratizar o acesso ao ensino superior, auxiliando na permanência e na conclusão dos cursos de graduação, o que vem a colaborar com a presença de trabalhadores cada vez mais qualificados no mercado de trabalho.

Candidatos

O FIES é uma forma de auxiliar aqueles que não possuem condições de pagar as despesas relacionadas a um curso de graduação, e para participar o estudante deve estar matriculado em uma instituição de ensino superior não gratuita e não pode já ter recebido esse tipo de benefício.

Para ingressar no programa é necessário participar de um processo seletivo, buscando a democratização no acesso ao programa. Os critérios para a seleção dos beneficiados são definidos pelo MEC, e levam em consideração, por exemplo, o perfil daqueles que desejam obter o financiamento.

PIS

O principal objetivo do PIS é realizar a integração do empregado com o desenvolvimento apresentado pela empresa, isso por meio do cadastro no programa que fornece ao trabalhador um número com o qual se pode realizar consulta e saques de benefícios que são geridos pela Caixa.

Buscando agilizar essa inserção do trabalhador, a Caixa disponibiliza aos empregadores formulários de cadastramento de funcionários online, que permite manter atualizados os dados da empresa, e evitar que os benefícios sejam perdidos.

O programa é destinado aos empregadores de serviços privados, que por sua vez ficam responsáveis pelo cadastramento daqueles trabalhadores admitidos e que ainda não estão inscrito no PIS.

Funcionamento

O cadastro é realizado pelo empregador, através do preenchimento do Documento de Cadastramento do Tabalhado (DCT) disponível no site da Caixa. Depois de cadastrado, o trabalhador recebe um cartão com um número de inscrição, e é através desse cartão e desse número que o trabalhador passa a realizar todas as operações referentes ao PIS, como consulta e saques dos benefícios sociais, FGTS e Seguro-Desemprego.

Fotos

Caixa Econômica FederalCaixa Econômica Federal
Receba o PIS em alguma das agências da CaixaReceba o PIS em alguma das agências da Caixa
A Caixa é responsável pelo FIESA Caixa é responsável pelo FIES

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados