Boxe – regras, história e golpes do Boxe

Boxe - regras, história e golpes do Boxe

Boxe

O boxe é um esporte de luta considerado por muitas pessoas como violento, mas que tem várias regras que ajudam a definir o contato físico entre os lutadores. Também conhecido como pugilismo, se resume a apenas golpes através do movimento dos pulsos e braços (como é o caso do soco e afins). É um esporte olímpico de contato extremo, tendo surgido na Inglaterra entre os séculos dezoito e dezenove, ainda sem nenhuma proteção para as mãos (como as luvas características). Foi a partir da metade do século dezenove que surgiram as alterações que vieram a definir o esporte como ele é hoje.

Alguns dos golpes mais utilizados no boxe incluem: o jabe, o uppercut, o direto, o jabe direto, o cruzado e o hook ou gancho. Cada um deles varia no sentido da intensidade e do local do rosto atingido, bem como do objetivo do contato (desequilibrar o oponente, dar nocaute, afastá-lo do seu campo de ataque, fazer com que ele entre na defensiva, movê-lo para determinada parte do ringue, etc.). O nocaute (KO) é o mais famosos dos golpes por, com apenas um soco, derrubar o adversário a ponto de ele ficar mais de dez segundos no chão (o que equivale à derrota). Alguns boxistas famosos incluem Evander Holyfield, Mike Tyson, Sugar Ray Robinson, Oscar de La Hoya, Riddick Bowe, Jake La Motta, Popó, Muhammad Ali, Larry Holmes, Julio César Chávez, Rock Marciano, George Foreman, entre outros.

As categorias passam, por exemplo, entre a super pesado (mais de noventa quilos), peso médio (setenta e cinco quilos) e peso ligeiro (sessenta quilos), mas existem outras classificações intermediárias. Os lutadores devem se manter nesse valor para poderem competir adequadamente. O boxe considerado moderno, que começou da metade dos anos mil oitocentos, foi responsável pela estipulação das regras que conhecemos hoje.

Mais informações

Também existem diferenças entre o boxe amador e profissional, sendo que geralmente envolve mais as questões de premiações do que de técnicas de luta realmente. Desde o final do século dezenove, nenhum lutador realmente treina sem proteger as mãos, por exemplo, misturando as faixas e gazes para proteger qualquer quebra de osso, assim como as luvas, que evitam o surgimento de machucados. Uma das principais preocupações, entretanto, é médica: muitos lutadores podem vir a ter complicações no funcionamento ideal do cérebro, embora não exista comprovação científica de ligação entre o esporte e doenças neurológicas.

Outros esportes que se assemelham ao boxe no sentido de artes marciais incluem: capoeira, taekwondo, muay thai, kickboxing, karatê, entre outros. Alguns exemplos de outras artes marciais são: jiu jitsu, judô, luta livre, krav maga, entre outros. Para mais informações sobre esse tipo de esportes, procure alguma academia na sua cidade que promova algum tipo atividade como essa. É importante lembrar que não se deve começar diretamente na prática do boxe, mas realizar um preparo físico necessário, como o ganho de musculatura antes mesmo de iniciar atividades como contato com outros esportistas. Em todo o caso, o acompanhamento de um profissional também é essencial.

Fotos

Confira Fotos do Boxe – regras, história e golpes do Boxe:

Boxe Boxe
O boxe possui várias regrasO boxe possui várias regras
O boxe também é conhecido como pugilismoO boxe também é conhecido como pugilismo

GD Star Rating
loading...
Boxe - regras, história e golpes do Boxe, Nota: 4.4 de 5 com 140 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


4 comentários em "Boxe – regras, história e golpes do Boxe"

  1. Patrick 11/11/2008 às 18:28

    Pow gostei da Historia do Boxe to praticandoo esses tempos vamos ver até aonde vou aguentar ..

  2. Albertinho 17/10/2008 às 13:17

    o boxe pra mim eh minha paixao e minha vida, sem o boxe nao sei o que seria de mim

  3. Albertinho 17/10/2008 às 13:17

    luto boxe desde que sempre hehee, adoro muito a historia do boxe

  4. jennyfer 15/09/2008 às 21:04

    adorei gostei muito