Bovespa Hoje

links patrocinados

Bovespa Hoje

Bovespa Hoje

Poucos entendem a agitação tão característica, e conseqüentemente a primeira imagem que vem a cabeça quando se fala em Bolsa de Valores. Toda aquela negociação, muitas pessoas falando ao mesmo tempo, faz parte de toda uma negociação baseada nos índices que a Bolsa de Valores apresenta. Esses índices que muitas vezes também influenciam na vida de todos no país. A Bolsa de Valores de São Paulo, mais conhecida como Bovespa, é a principal referência no âmbito de serviços financeiros e passou nos últimos anos por transformações visando melhorar a prestação desses serviços para os mais diferentes setores da economia brasileira.

Bovespa

Desde 23 de agosto de 1890, a Bovespa atua prestando serviços para o mercado financeiro brasileiro, sendo que até a década de 60 a Bovespa junto com outras instituições ligadas a esse setor, tinham ligação com setores de finanças de governos estaduais, sendo que os corretores que atuam nesse serviço eram nomeados através do poder público.

Na década de 60, acontece uma reforma em todo sistema financeiro presente no Brasil, sendo que as Bolsas de Valores passaram a ter um papel que mantém até hoje, se tornando instituições sem fins lucrativos, mas mantendo a autonomia estrutural e administrativa. Foi nessa mesma época que o desenvolvimento da Bovespa foi inevitável, principalmente no setor de tecnologia, melhorando e ampliando o atendimento a todos que utilizam e necessitam desses serviços prestados pela Bolsa.

Na década de 70, a Bovespa se caracteriza por ser a pioneira a implantar o pregão automatizado possibilitando a troca de informações através de um sistema online utilizando uma estrutura grande de computadores. Mas não foi só nisso que foi pioneira, afinal a Bovespa foi a primeira a implantar um sistema de operações denominado Sistema Privado de Operações por Telefone (SPOT).

Modernidade

A década de 90 foi marcante para a Bovespa principalmente em função da implantação de inúmeros sistemas mais modernos e informatizados possibilitando assim maior negociação e ampliação dos negócios. Entre essas inovações está o Sistema de Negociação Eletrônica, que trabalhava de forma simultânea com o sistema de pregão até então utilizado, o de Pregão Viva Voz.

O Mega Bolsa, sistema implantado em 1997, era um formato de negociação eletrônica, que permitiu que fosse ampliado o sistema para processamento de todas as informações relacionadas as transações ocorridas e com essa nova tecnologia a Bovespa passa a ser considerada um dos mais importantes meios de negócios da América Latina.

Fusão

Em 2008 a fusão entre a Bolsa de Valores de São Paulo e a Bolsa de Mercadorias & Futuros, configurou uma nova etapa no mercado financeiro brasileiro. A Bm&F Bovespa se tornou a maior companhia na realização e intermediação de serviços financeiros do país. Além de melhorar os serviços que até então eram oferecidos, novas formas de negociação e suporte passaram a ser oferecidas.

Entre as novas atividades, a Bolsa brasileira passou a realizar o gerenciamento de riscos das operações que são realizadas através da empresa e de seus sistemas, possuindo para isso uma estrutura completa para que essas ações possam ser efetivadas, utilizando para isso uma atuação ligada ao Banco BM&F.

Fotos

BM&F BovespaBM&F Bovespa
Bolsa de Valores de São PauloBolsa de Valores de São Paulo
Pregão da BM&F BovespaPregão da BM&F Bovespa

Pesquisar
Artigos Relacionados