BNDES Finame

links patrocinados

BNDES Finame

BNDES Finame

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) atua com a promoção, desenvolvimento e a nacionalização das empresas nacionais e produtos provenientes delas. O objetivo é gerar mais empregos, aumentar a venda e o consumo, e investir na comercialização de mercadorias. O banco atua com taxas baixas de juros.

O programa Finame

Finame é uma modalidade do BNDES para o desenvolvimento de produção, compra e venda de micro, pequenas e médias empresas. Nesse financiamento são aceitos apenas máquinas e equipamentos novos e nacionais, que estejam credenciados ao BNDES. A mercadoria tem que ter no mínimo 60% de nacionalização.

O programa tem movimentado empresas de forma economicamente positiva, a fábrica de celulose é uma das principais beneficiárias. O Finame chegou a movimentar até 90% de algumas fábricas de papel e plástico, devido à facilidade em compra e venda de máquinas específicas para a área.

Funcionamento do Programa Finame

O Finame tem o objetivo de auxiliar financeiramente o produtor e comprador de uma máquina ou equipamento, favorecendo o comércio. O BNDES ajuda o produtor, deste que, já haja um contrato com um determinado comprador previamente definido. Outro objetivo é beneficiar o comprador de uma mercadoria credenciada ao banco.

O interessado em adquirir uma mercadoria de uma empresa, pode utilizar o BNDES como banco intermediador. Isto é, o comprador não possui dinheiro suficiente para o investimento em uma máquina ou equipamento, então, este escolhe uma instituição financeira credenciada. E então, esta é responsável em avaliar a situação, sendo aceita, a instituição envia ao BNDES um Pedido de Abertura de Crédito (PAC). Por sua vez, o BNDES tem que autorizar esse pedido, após essa autorização, a instituição credenciada irá realizar o pagamento do material para o fornecedor, que recebe imediatamente o valor.

O comprador, no entanto, fica em uma dívida com a instituição escolhida, que deverá ser paga de acordo com o valor da compra e o número de parcelas escolhidas. Como garantia para essa instituição, o BNDES se responsabiliza por essa dívida, caso o comprador não a quite.

Beneficiados do programa Finame

O programa beneficia sociedades brasileiras ou estrangeiras que tenham sede e administração no país, bem como pessoas jurídicas de direitos públicos, transportadores autônomos que possuam casa no país; instituições, associações, cooperativas, transportadoras; empresários registrados no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e também no Registro Público de Empresas Mercantis.

BNDES realiza fiscalização dos produtos

O BNDES se responsabiliza em fazer visitas na fábrica, para fiscalizar a produção da mercadoria, a fim de certificar a nacionalidade do produto. No entanto, este não se responsabiliza por defeitos ou possíveis erros de fabricação da máquina ou equipamento.

Taxas de juros

Essas taxas podem ser fixas ou variáveis. As taxas fixas são cobradas 5% ao ano do beneficiado, além das taxas impostas pela instituição financeira credenciada – estas vão se diferenciar de acordo com a instituição escolhida. A outra taxa de juros é a variável, nesta há a soma do custo financeiro do produto, com a remuneração básica do BNDES, mais as taxas da instituição e a taxa de intermediação financeira.

Fotos

Confira Fotos do BNDES Finame:

BNDES FinameBNDES Finame
Banco Nacional do Desenvolvimento Banco Nacional do Desenvolvimento
Objetivo do Finame é de auxiliar na compra de máquinas e equipamentosObjetivo do Finame é de auxiliar na compra de máquinas e equipamentos

Pesquisar
Artigos Relacionados