BNDES Banco

links patrocinados

BNDES Banco

BNDES Banco

Sobre o BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, foi criado em 20 de junho de 1952. É uma ex-autarquia brasileira. Tem patrimônio próprio e personalidade jurídica de direito privado, mas é uma empresa pública federal, de acordo com a lei nº. 5662 de 21 de junho de 1971.

O Banco de Desenvolvimento é órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Com sede no centro do Rio de Janeiro, tem como objetivo apioar empreendimentos que corroboram para o desenvolvimento do país, para melhorar a economia do Brasil e consequentemente a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

Sempre desde sua fundação, a instituição vem financiando grandes empreendimentos, tanto na área de infraestrutura quanto industrial. Tem grande participação no investimento na agricultura, no comércio, nas micro, pequenas e médias empresas, educação, saúde, agricultura familiar, entre outros. Desta forma, seus financiamentos tem características boas por terem custos competitivos e longos prazos.

Em 2009, o Banco Nacional de Desenvolvimento liberou 30 bilhões de reais, sendo que 25 bilhões foram para novos projetos da Petrobras. No mesmo ano o banco bateu seu recorde para financiamento em um único projeto. Para a criação da Usina Hidrelétrica de Jirau, foi financiado 7,2 bilhões de reais.

Plataforma BNDES

Para melhor utilizar o capital da instituição, uma comissão foi feita em 2007 para que estipulem melhores ações com a finalidade de promover o desenvolvimento nacional. Denominada Plataforma BNDES, tem seguimentos de todas as frentes sociais, com o intuito de re-politizar a economia para que melhor sirva ao povo brasileiro.

As ações baseiam-se em negociação direta com a presidência do Banco e foram estabelecidas três vertentes de diálogos com o BNDES. A Transparência, o Etanol e as Hidrelétricas. O intuito é estabelecer critérios que vão além dos aspectos técnicos, contábeis e financeiros que o banco está acostumado.

A ideia da plataforma é justamente avaliar e acompanhar os projetos, não só no âmbito econômico do empreendimento, mas também nos impactos que este gerarão para os habitantes do local, tanto socioeconômico como ambiental.

BNDES

O BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, é uma instituição financeira do Governo Federal brasileiro fundada no dia 20 de junho de 1952 através da lei nº 1.628, sendo enquadrada primeiramente como uma autarquia. No ano de 1971, através da lei nº 5 662, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social foi enquadrado como uma empresa pública federal, contendo patrimônio próprio e personalidade jurídica de direito privado.

Principal objetivo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social está vinculado ao Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Entre os principais objetivos da instituição financeira está o apoio frente aos empreendimentos que visam o desenvolvimento social e econômico do país.

Entre as linhas de apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, destaca-se a sua linha de financiamentos de longo prazo. Estes financiamentos visam ajudar novos empreendimentos nas áreas industriais e de infra-estrutura. O BNDES ainda procura através dos seus investimentos apoiar empreendimentos nas áreas do comércio, agricultura, serviços, educação, saúde, além de ajudar a micro, pequenas e médias empresas.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social dispõe ainda de duas subsidiárias que são as FINAME (Agência Especial de Financiamento Industrial) e a BNDESPAR (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Participações) o primeiro foi criado para a finalidade de financiar a comercialização de equipamentos e máquinas enquanto a segunda foi criada para que fosse possível a subscrição de valores mobiliários dentro do mercado de capitais do Brasil. Ambas compõem o chamado Sistema BNDES.

Uma das principais atuações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é o fomento na área de infra-estrutura. Somente no ano de 2009, a instituição financeira liberou para novos projetos da estatal Petrobrás, mais de 55 bilhões de reais. No mesmo ano foi aprovado um financiamento para a construção, no valor de 7 bilhões de reais, da Usina Hidrelétrica de Jirau. Este valor é considerado um recorde em um único empreendimento financiado pelo BNDES.

Pesquisar
Artigos Relacionados