BFR

links patrocinados

BFR

BFR

Sobre o BFR

Futebol é a paixão do brasileiros. Não tem como negar, ficamos hipnotizados, choramos, gritamos, somos as torcidas e o espírito que mantém toda a grandiosidade que é o espetáculo do futebol. São diversos times amados pelos brasileiros, e um deles é o Botafogo.

O Botafogo De Futebol e Regatas é um dos times mais tradicionais do Brasil. Ele é do Rio de Janeiro, e não tem apenas destaque com a bola de futebol mas também com a de vôlei, basquete, esportes aquáticos, e como leva o nove, em remo.

História

O Botafogo foi fundado inicialmente como um clube de remo, no dia 1 de junho de 1894, com o nome de Club de Regatas Botafogo. Foi somente em 1904, no dia 12 de agosto, que o futebol teve sua parte, com a fundição com o Botafogo Football Club.

O clube é conhecidos pelas cores preto e branco e pela grande estrela dentro do brasão. A equipe também atende pelos nomes de estrela Solitária, O Glorioso, Alvinegro, Time de General Severiano, Bota, Fogo, e Fogão.

Grupo de Regatas Botafogo

Embora pareça distante da realidade brasileira, o Botafogo continua com uma forte equipe de remo, que já levou seus atletas a diversas competições, inclusive as Olimpíadas. O Botafogo foi o primeiro clube carioca a ser campeão brasileiro de remo, em 1902. Até hoje, vem tentando manter os títulos e está sempre nos primeiros lugares do campeonato carioca de regatas.

Futebol

Embora o Botafogo tenha se originado de um clube de regatas, ele é popular mesmo pelo futebol. O Botafogo sempre está presente nos campeonatos brasileiros, conquistando diversos títulos, como Copa Rio e Copa Guanabara.

Atualmente, a equipe ocupa o 12º lugar no ranking da CBF, com 1672 pontos. O Botafogo tem uma torcida com cerca de 3,8 milhões de brasileiros. É a quarta maior torcida do Rio de Janeiro e uma das nonas na preferência nacional.

Entre os jogadores que fizeram história do Botafogo, destaca-se Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Quarentinha, Heleno Freis, Maurício, Tulio Maravilha e Gonçalves.

Clube Botafogo 2011

Em quarto lugar na tabela de classificação, com 40 pontos em Setembro de 2011, o Botafogo luta pelo título do Brasileiro e por uma vaga na Libertadores. Na metade de Setembro de 2011, o Botafogo enfrentou o Flamengo, de quem não ganhava há 11 anos. Essa e outras notícias sobre o Botafogo no ano de 2011, você encontra em vários sites.

Para os apaixonados pelo time, há dicas bem interessantes sobre páginas com informações quentes. No UOL esportes, você tem novidades em primeira mão e matérias bem legais com fotos e vídeos.

Mais sobre o time

O Fogão, que estava na série A, é um time de apaixonados cariocas e que tem fãs até em outros estados. O time apresentou bons resultados em 2011 e continuou trilhando uma caminhada para chegar aos títulos.

Aliás, desde o começo de sua história, o Botafogo sempre lutou para chegar onde queria. A história do time é bem curiosa. Você encontra mais dados sobre a biografia do Fogão em sites especializados em esportes, ou até mesmo em páginas não oficiais, mas que trazem informações corretas.

Breve biografia do Fogão

Ao que parece, a história do time não começou exatamente nos gramados. Foi em uma escola que estudantes deram o primeiro passo para fundar o time. Alfredo Gomes era o nome de um deles. Em 1904, vários jovens, junto com Alfredo, resolveram fundar um time, após a criação do Fluminense.

Eles fizeram uma rápida reunião e decidiu-se que as cores do time seriam branco e preto, as mesmas dos Juventus. O curioso é que o nome do time foi dado pela avó de um dos jovens. Botafogo era o nome do bairro onde eles moraram. Nada mais natural do que colocar o mesmo nome em um time recém formado.

Já no primeiro amistoso: vitória. 3×0 no Football and Athletic Club. Em 1906, foi a estréia no campeonato carioca. Com muito orgulho, os jovens que fundaram o time começaram a disputar campeonatos dentro e for a do estado.

Pesquisar
Artigos Relacionados