Benefícios do consumo da pimenta

links patrocinados

Benefícios do consumo da pimenta

Malagueta, jalapeño, de-cheiro, cumari ou murupi, existem diversas espécies de pimentas, sendo um ingrediente muito usado na culinária brasileira e também de outros países, como México e Índia. Confira mais informações sobre os benefícios do consumo da pimenta.

Ajuda no processo de emagrecimento

Benefícios do consumo da pimenta Conheça os Benefícios do consumo da pimenta

Um dos mais desejados benefícios do consumo da pimenta é o seu auxílio no processo de emagrecer, já que se trata de um acelerador natural do metabolismo humano. Desde quando ela é colocada na boca para a mastigação ela já ajuda na trituração nos alimentos, já que atua no aumento da saliva, importante para que os pedaços sejam melhores digeridos.

Quando chega ao estômago, ela também auxilia na digestão gástrica causando uma maior produção de substâncias como as enzimas que digerem os alimentos. Entre os benefícios do consumo da pimenta, também possui componentes termogênicos que fazem com que o metabolismo se acelere e gaste mais calorias. Entretanto, nem todas as espécies possuem essa vantagem, devendo ser consumidas as pimentas do gênero Capsicum.

Saiba os Benefícios do consumo da pimenta

Benefícios do consumo da pimenta: prevenção ao câncer

Outro dos muitos benefícios do consumo da pimenta é a própria prevenção a alguns tipos de câncer que podem surgir no organismo, como é o caso do câncer de intestino, tanto do gênero das pimentas vermelhas, quanto as pimentas do reino.

Esse alimento que possui sabor picante e dá um sabor todo especial aos mais diversos tipos de pratos possuem os flavonóides, substância responsável por prevenir o câncer e até mesmo por fortalecer o couro cabeludo, outro dos importantes benefícios do consumo da pimenta para quem está com queda de cabelo, por exemplo.

Pimenta benefícios

Efeito antioxidante e presença de vitaminas

Outro dos benefícios do consumo da pimenta é que ele possui ação antioxidante, ou seja, atua no combate dos radicais livres, prevenindo conta o envelhecimento precoce das células. Além de auxiliar contra o envelhecimento da pele, também ajuda a prevenir doenças crônicas como o diabetes e as doenças que afetam o coração.

Entre os componentes antioxidantes presentes nesse alimento está a vitamina A, o betacaroteno, vitamina B, vitamina C e os já citados bioflavonoides. Na lista dos benefícios do consumo da pimenta, ainda tem efeito funcional de auxiliar na desintoxicação do sangue. Para esses casos, prefira também as do gênero Capsicum, ou seja, as pimentas vermelhas ou verdinhas (malagueta, dedo de moça e jalapeño, por exemplo).

Benefícios do consumo da pimenta - saiba mais

Benefícios do consumo da pimenta: ajuda no controle do colesterol ruim e é anti-inflamatório

Quem possui altos índices de colesterol ruim no sangue, também chamado de LDL, ainda pode aproveitar os benefícios do consumo da pimenta para o controle dessa gordura. Algumas substâncias atuam diretamente para que o LDL seja menos prejudicial ao organismo, se tratando de um ingrediente que pode ser usado com moderação em várias refeições.

Outro dos benefícios do consumo da pimenta é o fato de que componentes anti-inflamatórios também são encontrados em algumas espécies de desse alimento, além de bons minerais como o cálcio, cálcio e potássio. Ainda há a presença significativa de fibras.

Pesquisar
Artigos Relacionados