Benefícios do alho para a saúde

links patrocinados

Benefícios do alho para a saúde

O alho é, de longe, um dos temperos preferidos dos brasileiros. Por aqui, aliado à cebola, o alho é presença constante nos mais diversos pratos, do arroz básico de todo dia até sofisticados pratos com frutos do mar, carnes e muito mais.

O alho é um tempero extremamente versátil, podendo ser utilizado picado ou inteiro, cru, assado, refogado… A quantidade de alho também pode ser bem variada, de acordo com o gosto de cada um. Há aqueles que prefiram um toque leve de alho, enquanto outros optam pelo alho como predominante em molhos, temperos e muito mais. Além de ser essencial para muitos pratos, o alho também é um alimento muito benéfico para quem o consome. Conheça, abaixo, alguns dos benefícios do alho para a saúde.

Propriedades benéficas do alho

Benefícios do alho para a saúde Confira o Benefícios do alho para a saúde

Geralmente as pessoas têm algum conhecimento de que o alho, além de delicioso, também traz alguns benefícios para a saúde. Contudo, a lista de propriedades do alho é extremamente longa, podendo surpreender até mesmo aqueles que já o utilizam com caráter medicinal.

Desde o Antigo Egito, o alho é utilizado por suas propriedades medicinais. Naquela época, o tempero era ingrediente para uma série de remédios. Na Idade Média, já se recomendava o alho para auxiliar em problemas circulatórios. Hoje, com um número muito maior de informações, podemos saber exatamente todas as propriedades deste alimento.

Em termos nutricionais, o alho possui oito vitaminas: betacaroteno, B1, B2, B3, B5, B6, ácido fólico e C. O alimento também conta com nove minerais: selênio, manganês, zinco, sódio, potássio, fósforo, magnésio, ferro e cálcio.

Conheça os Benefícios do alho para a saúde

Benefícios do alho

O alho costuma ser utilizado principalmente como antibiótico, em chás e infusões. Entretanto, o produto também é muito recomendado devido aos benefícios que traz para o coração. Isso porque sua ingestão torna o sangue mais fluido, ao relaxar os vasos sanguíneos. O alho também auxilia no combate ao colesterol ruim, além de diminuir a pressão arterial e dificultar a coagulação. Em relação às infecções, o alho é eficiente tanto para problemas causados por fungos e bactérias como no tratamento a resfriados e doenças infecciosas da mesma natureza.

Saiba os Benefícios do alho para a saúde

Quantidades

Não há uma quantidade ideal recomendada para o consumo diário do alho. Entretanto, 100 gramas do alimento fornecem 95% da vitamina B6 necessária diariamente, além de 38% da vitamina C, 18% de cálcio, 12% de zinco e 22% de fósforo, além de muitos outros nutrientes. Uma recomendação interessante para a saúde é consumir, pela manhã, um copo de água aromatizada com alho. Isso pode ser feito da seguinte maneira: antes de dormir, deixe um dente de alho descascado e amassado em 100 ml de água. Quando acordar, tome a água em jejum, antes de ingerir seu café da manhã.

Benefícios do alho para a saúde - saiba mais

Consumo

A melhor maneira de aproveitar todos os benefícios do alho para a saúde é consumindo o produto cru, pois muitos de seus nutrientes se perdem durante o cozimento. Como muitas pessoas consideram que o alho cru tem um gosto muito forte, uma boa alternativa é tomar dois copos diários de água aromatizada ou ingerir o alimento em sua versão de cápsulas.

Pesquisar
Artigos Relacionados