BDMG

links patrocinados

BDMG

BDMG

Localizado no estado de Minas Gerais, o Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) é um banco que apóia projetos das empresas nos mais variados setores, independente do porte, e procura ajudar o empreendedor a se desenvolver e assim colaborar com o crescimento do Estado.

A instituição

Buscando auxiliar no desenvolvimento de empresas e em conseqüência da economia do estado, o BDMG proporciona ao empreendedor soluções financeiras que facilitam a realização de novos projetos e iniciativas no setor público e privado.

O banco busca esse desenvolvimento pensando em soluções que colaborem com a economia e da mesma forma promova o desenvolvimento social e também sustentável, sem esquecer da modernização e a diversificação das formas de produção. Além disso, visa a diminuição das desigualdades entre as regiões priorizando o desenvolvimento das várias cidades do estado.

Apoio

Apoiando os mais variados projetos e iniciativas, desde os desenvolvidos pelas micro-empresas, passando pelas de pequeno e médio porte e chegando as de grande porte, o banco procura investir em setores que se mostram essenciais para Minas Gerais, assim como promove o desenvolvimento dos mais variados setores como indústria, agricultura e agronegócio, comércio e prestação de serviços, infra-estrutura e desenvolvimento urbano.

O banco ainda está vinculado com o Sistema Operacional de Desenvolvimento Econômico do Estado e o mesmo pode ser encontrado em todas as regiões do estado.

Gestão

Para garantir a eficiência da gestão, o BDMG adota práticas efetivas de governança corporativa que promovem a sustentabilidade e contribuem para o êxito do trabalho do banco. E para garantir ainda mais esse desenvolvimento e sucesso, o BDMG começou a se aprimorar neste campo, através do Plano Estratégico 2008-2011.

Para isso, seguem quatro princípios básicos recomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE), juntamente com o Banco Central do Brasil e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa(IBGC), sendo esses princípios transparência, eqüidade, responsabilidade corporativa e prestação de contas.

Transparência

Mostrando sua preocupação com os empreendedores e com toda a sociedade o BDMG preocupa-se com a transparência de sua gestão por isso publica os principais documentos desenvolvidos a partir de processos relacionados à tomada de decisão e também prestação de contas de todas as ações realizadas pela instituição.

As atas resumidas, os Balanços e Relatórios e despesas com Publicidade estão disponíveis para consulta no site da própria.

História

O início da concepção do que hoje é o BDMG começou em 1951, quando o mesmo foi idealizado por Juscelino Kubitscheck, que na época era governador do estado, que buscava uma forma de que Minas tivesse uma instituição de nível estadual que investisse e fomentasse o surgimento de indústrias de bens de consumo e produção, aproveitando assim as potencialidades do estado. Esse objetivo foi concretizado onze anos depois, com a fundação do BDMG, em 1962.

Sua instalação foi sinônimo de desenvolvimento, pois através de suas ações Minas pode contar com a implantação e criação de pólos automobilístico, siderúrgico e da indústria mecânica pesada, além de colaborar com a modernização de setores que já atuavam no estado como frigorífico, laticínios, setor têxtil, entre outros. Também teve papel importante no Programa da Cafeicultura que levou o estado de Minas Gerai a se tornar o maior produtor de café do país.

Fotos

Confira Fotos da BDMG:

Banco de Desenvolvimento de Minas GeraisBanco de Desenvolvimento de Minas Gerais
BDMGBDMG
Minas GeraisMinas Gerais

Pesquisar
Artigos Relacionados