Batata doce: benefícios para a saúde

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Batata doce: benefícios para a saúde

Ela é um dos alimentos mais tradicionais no Brasil, sendo que faz parte da cultura do país. Mesmo não sendo apreciada por alguns brasileiros, ela está entre os alimentos preferidos da maioria. E nas cozinhas faz muito sucesso, sendo base para múltiplas receitas, quem já não ouviu falar do ‘doce de batata doce’? Pois não é apenas ditado, ele é um dos mais saborosos, além disso ela compõe outras receitas salgadas e doces, estando presentes em pães, bolos ou servida pura que também é considerada uma das delícias brasileiras. Porém não são apenas esses atributos que a tornam tão importante, a batata doce é também muito nutritiva, conheça os seus principais benefícios para a saúde.

Batata Doce benefícios

Ela é muito rica em diversos nutrientes, a começar pelas fibras e pelos carboidratos que fazem da batata doce um dos alimentos importantes para o organismo.

Batata doce: benefícios para a saúde Batata doce

Além disso, ela é uma fonte abundante de vitaminas C e do complexo B.
E para não parar por ai ela é também uma forte combatente da obesidade, colabora com o sistema respiratório e ainda ajuda a manter a saúde ocular.
A batata doce também propriedades que contribuem com com o sistema digestivo e com o sistema nervoso do corpo humano.

Nutrientes da batata doce

Nutrientes

Além disso, ela é composta por nutrientes que contribuem com a formação óssea, contribui com a regeneração do sangue.
A batata doce é também responsável por abastecer todos os dias o organismo com a vitamina A que o corpo precisa, e ela ainda conta com diversos minerais, sendo que fósforo, potássio, ferro e cálcio também fazem parte deste composto nutricional. E se consumir uma batata-doce tamanho médio, ela conta com ? de vitamina C que o organismo necessita para um dia inteiro.

Batata doce- propriedades

Batata Doce Propriedades

A batata doce também tem propriedades preventivas, ela age na prevenção da asteriosclerose, alem de ser um forte agente na prevenção da hipertensão.
Com aspecto parecido com o da batata simples, ela tem suas particularidades, em destaque para o açúcar que além da sabor diferenciado ainda deixa a batata doce mais consistente.
Ela que é vinda da Convolvulaceae, e chamada cientificamente de Ipomoea Batatas. A batata doce conta com cerca de cem caloria a cada cem gramas de batata, sendo que apesar do açúcar ela possui menos calorias que a bata comum.
A indicação para aproveitar todos os benefícios da batata doce, é consumi-la cozida, e de preferência sem descasca-la.

Quando consumir batata doce

Quando pode ser consumida

Ela possui índices de glicemia bastante baixos, e pode até ser consumida antes de realizar atividades pesadas, como treinamentos em academias pois é uma excelente fonte de carboidratos.
Ela aparece em cinco tipos no mercado, sendo que pode ser a branca, que é também chamada de terra nova, com menos açucar e bastante seca.
Além disso, também tem a roxa, que é muito utilizada para fazer compotas e doces.
Além da amarela, um pouco mais adocicada e também a laranja que não está muito no Brasil, mas mais na Europa e nos Estados Unidos.

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