Banco do Brasil SA

links patrocinados

Banco do Brasil SA

Banco do Brasil SA

Sobre o Banco do Brasil SA

Dentro de uma sociedade organizada são necessários órgãos individuais que colaborem e compartilhem funções para garantir o melhor desempenho da economia de uma nação. Considerando que no Brasil o sistema econômico é o capitalista, as relações do mercado precisam funcionar com certa sintonia para garantir que o mesmo não entre em crise.

Relação das ações do Banco do Brasil SA

Um desses órgãos responsáveis pelo pleno funcionamento da economia na sociedade organizada são os bancos. Afinal, eles cuidam do dinheiro da população, cobram e prestam juros aos seus clientes, possibilitam o empréstimo de crédito, emitem cartões de crédito e débito, entre outras funções específicas da área.

Por conta dessa importância na sociedade, o Brasil tem cinco bancos que tem vinculo estatal. Isso quer dizer que esses bancos tem a União como dona da maior parte das suas ações. Os bancos estatais e brasileiros são o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNDES, o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste.

No caso do Banco do Brasil especificamente, a cota pertencente à União é de 68,7% das ações. Por não ser totalmente dependente do estado, a forma de economia interna ao banco é a mista. Como o próprio nome sugere, essa denominação se dá por o banco ser tanto de propriedade do estado quanto de outros compradores quaisquer das suas ações.

Perspectivas do Banco do Brasil SA

Levando isso em consideração, o Banco do Brasil tem como sua principal missão na função de empresa garantir o desenvolvimento sustentável do Brasil, ser um banco competitivo e rentável e cumprir com a sua função pública com eficiência.

Entre os valores estabelecidos pelo próprio Banco do Brasil para definir o caráter da sua atuação, a empresa inclui: ética e transparência, compromisso com os desenvolvimentos da comunidade e do país; responsabilidade socioambiental; respeito ao consumidor; excelência e especialização no relacionamento com o cliente; gestão participativa, decisão colegiada e trabalho em equipe; entre outros.

Por ser uma empresa com grande influência na sociedade, ao ter mais de uma agência na maioria das cidades do país, o Banco do Brasil tem grande responsabilidade social no patrocínio de eventos culturais e esportivos. Portanto, isso mostra como os deveres de uma empresa não ficam somente no âmbito da prestação dos seus serviços, mas também no seu apoio a atividades relevantes.

 

Bancários em Greve

A muitos anos que a greve é um instrumento que o trabalhador possui para reivindicar seus direitos trabalhistas perante o empregador. Os direitos trabalhistas e as lutas por melhores condições de trabalho e de salario são métodos utilizados a mais de cem anos e ganharam muita força durante o período do chamado “Estado Social”, o qual deveria providenciar aos cidadãos o chamado “Estado de bem estar social”.

Eram condições mínimas de empregabilidade e vida social adequada a todos os cidadãos do estado, porém as greves começaram a perder força junto da retomada do Estado Liberal, o que terminou no que se conhece hoje por Neo-liberalismo.

A greve foi regrada e hoje em dia ela é instituída por decreto, sendo um direito do trabalhador e das classes trabalhistas, porem deve seguir algumas regras previstas para cada setor.

No Brasil a greve do setor bancário acontece na mesma época do ano já há alguns anos. Em 2011 a greve dos bancários teve inicio na semana final de setembro, no dia 27. A greve ja dura mais de uma semana e ganha adesão e bancários em todo o país.

Uma semana de greve

A Central única dos Trabalhadores afirma que já são mais de 8.328 agencias que aderiram a greve. Os bancos permanecem em silencio e não dão o retorno adequado ao dialogo entre empregados e empregadores.

A categoria luta por melhores salários e condições de emprego que na verdade é um reajuste salarial de 12,8%. Deste valor apenas 5% representa um ganho real no aumento.

Os bancos que são o setor que mais cresceu nos últimos anos e possuem o maior lucro anual em comparação a todos os outros ramos de atividade da economia ofereceram apenas 8% de reajuste, o que na pratica não significa um aumento expressivo de nem 1%. E já que os bancos são o setor que mais ganhou nos últimos anos, os empregados exigem uma participação maior nos lucros.

Tempo de Greve

A greve se iniciou a mais de uma semana e não tem previsão para chegar ao seu fim. Mais de 41% dos bancos públicos e privados de todo o país já aderiram a greve. Para não atrasar o pagamento de contas, o cidadão deve pedir uma segunda via de boleto bancário com código de barras, a ser enviado por fax ou e-mail. O Boleto com código de barras pode ser pago em qualquer caixa eletrônico.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados